SAÚDE

Pacientes colonizadas por superfungo morrem em hospital no Recife

Essas foras as primeiras mortes no Estado este ano. SES-PE ressalta que não há relação dos óbitos com a C. auris

Hospital Getúlio VargasHospital Getúlio Vargas - Foto: Rafael FurtadoArquivo/Folha de Pernambuco

Três pacientes, de 44, 75 e 77 anos, que estavam colonizadas pelo superfungo Candida auris morreram no Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. É importante ressaltar que os óbitos não aconteceram por causa do fungo, mas por conta de outras doenças. Essas foram as primeiras mortes de pacientes com o superfungo este ano no Estado.

"[As pacientes] vieram a óbito por complicações relacionadas a outras doenças de base, e não por Candida auris", reforça a SES-PE.

As confirmações das mortes aconteceram entre o último sábado (24) e essa quarta-feira (28).

Em 2023, Pernambuco registrou 14 casos de pacientes colonizados pelo C. auris. Entre os diagnosticados com o superfungo, quatro morreram. 

Por causa dos óbitos, o Hospital Getúlio Vargas intensificou a execução de protocolos de segurança pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), reforçando medidas de limpeza e isolamento da área em que duas pacientes da unidade estavam internadas e que positivaram para o fungo Candida auris.

Superfungo Candida aurisSuperfungo Candida auris, em imagem microscópica (Foto: Science Photo Library)

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) presta apoio técnico ao HGV e reforçou as medidas sanitárias necessárias. 

"De acordo com a Apevisa, foram colhidas amostras de material biológico de outras 13 pessoas que estiveram no mesmo ambiente das duas pacientes afetadas pelo fungo", disse a SES-PE, acrescentando que todas as amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE), onde estão sendo realizados exames de testagem.

Diretora da Apevisa, Karla Baêta explica que os resultados das 13 amostras coletadas e enviadas ao Lacen-PE devem sair na próxima segunda-feira (4). 

"O hospital desde a confirmação do primeiro caso já adotou todas as medidas previstas, incluindo a intensifação dos procedimentos de limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares e também o isolamento das áreas onde as pacientes estiveram", detalha.

O hospital continua funcionando e, a depender dos resultados dos exames, as áreas podem ser liberadas já nesta segunda-feira. "Não há orientação de fechar toda a unidade, apenas os locais onde as pacientes estiveram, que estão em monitoramento", completa Karla Baêta.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter