Pacientes de Manaus chegam ao Hospital das Clínicas, da UFPE, neste sábado (23)
Com um acolhimento humanizado, os pacientes ficarão internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária do HC
Com uma força-tarefa montada para redefinir os fluxos, reorganizar as equipes e redistribuir os leitos, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, na Zona Oeste do Recife, receberá 15 pacientes de Manaus (AM) com Covid-19 neste sábado (23).
A previsão de desembarque dos pacientes no Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes – Gilberto Freyre, em Boa Viagem, é às 20h. No local, eles serão atendidos por uma equipe médica e, em seguida, seguirão para o hospital universitário.
"Estamos preparados para recepcionar os pacientes procedentes da capital amazonense portadores de Covid-19. Uma equipe do HC da UFPE estará já no aeroporto para realizar triagem do estado clínico para avaliação e encaminhamento dos pacientes para enfermaria ou UTI”, explica o superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Luiz Alberto Mattos.
Os pacientes encaminhados de Manaus irão ficar internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária do HC. O espaço, em julho do ano passado, passou por uma requalificação estrutural para garantir mais conforto e qualidade para os pacientes e profissionais.
Ainda de acordo com Luiz Alberto Mattos, os pacientes serão acolhidos com um tratamento humanizado. “Teremos a oportunidade, enquanto hospital-escola, de contribuirmos com a rede Ebserh e apoio dos gestores do SUS local nesta ação de caráter humanitário para acolhermos esses pacientes com o melhor que podemos oferecer: um tratamento integral e humanizado", destaca.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), maior rede de hospitais públicos do Brasil, tem como objetivo prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade. Além disso, presta às instituições públicas federais apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-apredizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.
Leia também
• À frente do combate à Covid-19, presidente da Vigilância Sanitária morre vítima da doença em Manaus
• Vacinação contra Covid-19 em Manaus continua suspensa
• Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh receberá pacientes com Covid-19 de Manaus
Atendimento aos pacientes com Covid-19
De abril a dezembro de 2020, foram atendidos 403 pacientes com o novo coronavírus no Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh.
Para os atendimentos, foram realizados treinamentos e atualizações com as equipes, acesso gratuito a ferramentas que ajudam nas tomadas de decisões clínicas, além do desenvolvimento de atividades no campo do ensino, da pesquisa e da extensão.
Atualmente, 58 estudos ligados à Covid-19 estão sendo feitos no hospital universitário, entre as mais de 100 pesquisas desenvolvidas pela UFPE sobre o assunto.
O teleatendimento também virou um investimento no tratamento da Covid-19. Ao todo, foram 2.282 teleconsultas e 3.559 teleorientações feitas por meio do Núcleo de Telessaúde da UFPE (Nutes) – unidade de saúde digital do HC.