MUNDO

Pacífico mexicano se declara em alerta para furacão Agatha

Agatha ganhou força rapidamente pelas altas temperaturas do mar no Pacífico sul

MéxicoMéxico - Foto: Pedro Pardo/ AFP

A costa sul do Pacífico mexicano se declarou em alerta nesta segunda-feira (30) diante da proximidade do furacão Agatha, de categoria 2, que estima-se que toque solo nas próximas horas em Oaxaca (sul).

Segundo boletim das 12h (horário de Brasília) do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o fenômeno se localizava a 80 quilômetros de Puerto Ángel com ventos sustentados de 175 km/h e avançava em direção ao nordeste a 13 km/h, sendo um ciclone 2 na escala Saffir Simpson (de 5).

"Esperam-se poucas mudanças na força de seus ventos antes que alcance a costa de Oaxaca. Deve perder força rapidamente depois de tocar solo e se dissipar na tarde de terça", detalhou o NHC.

Primeiro furacão da temporada no Pacífico, Agatha ganhou força rapidamente pelas altas temperaturas do mar no Pacífico sul mexicano e as previsões iniciais não descartam que chegue à categoria 3.

"Atingiria nesta tarde-noite as costas de Oaxaca como furacão categoria 2. É uma ameaça para o estado (...), se estabeleceu o alerta amarelo (perigo médio)", alertou a Proteção Civil desse estado em suas redes sociais.

As praias da costa de Oaxaca pareciam nubladas e com mar agitado na manhã desta segunda-feira, enquanto os moradores estocavam água e comida e protegiam casas e empresas. Aulas e atividades não essenciais foram suspensas na área que deve ser afetada.

"Os abrigos já estão abertos, as pessoas já estão chegando (...), estamos em um ponto vermelho, está chegando e está chegando forte", alertou à AFP Roberto Castillo, da Proteção Civil de Huatulco. 

O governo de Oaxaca instalou 203 abrigos temporários com capacidade para acomodar 26.800 pessoas e hotéis foram montados para receber turistas. 

Foram identificados 5.240 visitantes nacionais e estrangeiros na área de risco em Oaxaca, que abriga locais turísticos como Puerto Escondido e Huatulco, populares entre turistas europeus e americanos que gostam de surfar.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter