Vaticano

Página do Vaticano na internet fica fora do ar após suposto ciberataque

Embaixador ucraniano na Cidade do Vaticano atribuiu à Rússia o possível ciberataque

Cidade do VaticanoCidade do Vaticano - Foto: Vincenzo Pinto/AFP

A página do Vaticano na internet deixou de funcionar na tarde desta quarta-feira (30), após "tentativas de acesso anormais", informou o serviço de imprensa da Santa Sé, após sofrer um suposto ciberataque.

O embaixador ucraniano na Cidade do Vaticano atribuiu à Rússia este ciberataque, que ocorre no dia seguinte a Moscou criticar declarações do papa Francisco sobre a guerra na Ucrânia.

"Investigações técnicas estão em curso, devido a tentativas anormais de acesso à página web", informou na noite desta quarta-feira à AFP Matteo Bruni, diretor do serviço de imprensa do Vaticano.

Várias páginas da Santa Sé ficaram fora do ar na tarde desta quarta e o portal oficial, vatican.va, continuava assim durante a noite.

Este suporto ciberataque ocorre um dia depois de as autoridades russas expressarem sua "indignação" com declarações recentes do pontífice, que classificou como "cruéis" as minorias russas que participam da guerra na Ucrânia.

"Geralmente, os mais cruéis talvez sejam os povos que são da Rússia, mas não são da tradição russa, como os chechenos, os buriatos, etc", disse Francisco em entrevista concedida para "America", uma publicação jesuíta americana.

"Os terroristas russos atacaram hoje as páginas do Estado do Vaticano", escreveu no Twitter o embaixador ucraniano na Santa Sé, Andrei Yurash, segundo quem o suposto ciberataque foi "uma resposta às últimas declarações" do papa.

Veja também

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Estudante entra com pistola de airsoft em escola em Camaragibe; Conselho Tutelar é acionado, diz SEE
Região Metropolitana do Recife

Estudante entra com pistola de airsoft em escola em Camaragibe; Conselho Tutelar é acionado, diz SEE

Newsletter