Logo Folha de Pernambuco

guerra no oriente médio

Países alertam cidadãos contra viagens a Israel em meio a temor de ataque do Irã

Reino Unido, Canadá, Austrália e França emitiram avisos nesta sexta-feira; na quinta, embaixada americana restringiu viagens de diplomatas ao país por razões de segurança

Imagem tirada no sul de Israel mostra foguete disparado de dentro de Gaza em direção ao território israelense, em dezembro de 2023Imagem tirada no sul de Israel mostra foguete disparado de dentro de Gaza em direção ao território israelense, em dezembro de 2023 - Foto: Jack Guez/AFP

Após a embaixada americana em Israel ter restringido as viagens de seus diplomatas ao país nesta quinta-feira por razões de segurança, outros países estenderam a preocupação aos seus civis. Reino Unido, Canadá e Austrália emitiram avisos nesta sexta-feira (12), e a França instou seus cidadãos a não viajar para o Irã, Líbano, Israel e os territórios palestinos ocupados. As decisões ocorrem em meio à escalada de tensão no Oriente Médio depois do bombardeio do consulado iraniano na Síria no início do mês, que Teerã prometeu retaliar.

O Ministério das Relações Exteriores da França emitiu um comunicado sobre o risco de “escalada militar” na região e afirmou que as recomendações de evitar a área foram feitas pelo ministro da pasta, Stéphane Séjourné. As famílias dos funcionários diplomáticos em Teerã retornarão à França, e os funcionários civis serão proibidos de realizar missões de trabalho nesses países e territórios.

Nesta quinta-feira(11), os EUA anunciaram que “os funcionários do governo americano e suas famílias estão impedidos de fazer viagens pessoais [fora das áreas de Tel Aviv, Jerusalém e Beersheba] até novo aviso”.

Mais cedo no mesmo dia, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, pediu ao ministro das Relações Exteriores da China e a outros chanceleres que usem sua influência para dissuadir o Irã de atacar Israel. Blinken conversou por telefone com homólogos chineses, turcos, sauditas e europeus “para deixar claro que a escalada não é do interesse de ninguém, e que os países devem instar o Irã a não escalar”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, a repórteres.

"Nós alertamos o Irã" reforçou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter