Logo Folha de Pernambuco

ESTÔNIA, LETÔNIA E LITUÂNIA

Países bálticos constroem 'linha de defesa' conjunta na fronteira com Rússia e Belarus

Os ministros da Defesa dos países bálticos assinaram um acordo

Andris SprudsAndris Spruds - Foto: reprodução

Em resposta à invasão russa na Ucrânia, Estônia, Letônia e Lituânia concordaram, nesta sexta-feira (19), em construir uma "linha de defesa" conjunta contra possíveis ameaças militares na fronteira com a Rússia e Belarus, anunciaram os ministros de Defesa estoniano e letão.

Os ministros da Defesa dos países bálticos assinaram um acordo pelo qual "Estônia, Letônia e Lituânia construirão instalações defensivas antitanque nos próximos anos para dissuadir e, se necessário, se defender de ameaças militares", de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Estônia.

Segundo o texto, trata-se de instalações defensivas implantadas "nas fronteiras com a Rússia e Belarus".

Em uma mensagem na rede social X (ex-Twitter), o ministro letão da Defesa, Andris Spruds, indicou que será uma "linha de defesa báltica para proteger o flanco oriental da Otan e privar nossos adversários de sua liberdade de movimento".

Segundo seu homólogo estoniano, Hanno Pevkur, a necessidade de realizar esse projeto comum "decorre da situação atual em termos de segurança".

"A guerra realizada pela Rússia na Ucrânia mostrou que, além de equipamentos, munições e homens, instalações defensivas físicas na fronteira também são necessárias", destacou Pevkur, citado no comunicado.

Veja também

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença
Donald Trump

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos
EUA

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos

Newsletter