Níger

Países da África Ocidental condenam ameaça de julgamento contra presidente deposto do Níger

Bazoum, de 63 anos, e a família estão retidos na residência presidencial desde o golpe em 26 de julho

Coronel Major Amadou Abdramane, membro do CNSP (Conseil national pour la sauvegarde de la patrie), lendo uma declaração na televisão nacional.Coronel Major Amadou Abdramane, membro do CNSP (Conseil national pour la sauvegarde de la patrie), lendo uma declaração na televisão nacional. - Foto: Tele Sahel/AFP

A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) condenou nesta segunda-feira (14) a ameaça dos militares que tomaram o poder no Níger de iniciar um processo judicial contra o presidente deposto Mohamed Bazoum.

"A Cedeao condena esta medida, que considera uma nova provocação, e que contradiz a vontade declarada pelas autoridades militares de restaurar a ordem constitucional por vias pacíficas", disse a Cedeao em nota.

Os líderes do golpe que derrubou Bazoum anunciaram na noite de domingo que o presidente seria julgado por "alta traição" e por "minar a segurança" nacional.

A Cedeao acrescentou que havia recebido a notícia do julgamento com "espanto".

Bazoum, de 63 anos, e sua família estão retidos na residência presidencial desde o golpe em 26 de julho. A comunidade internacional tem mostrado inquietação pelas condições em que se encontram em detenção.

Veja também

Os Mercedes: família salvadorenha sofre com gangues e governo
gangues

Os Mercedes: família salvadorenha sofre com gangues e governo

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Newsletter