Logo Folha de Pernambuco

Combustíveis

Países fecham embaixadas no Haiti por aumento da insegurança

As principais cidades do Haiti estão paralisadas devido a protestos em massa em reação à suspensão dos subsídios aos combustíveis

CombustíveisCombustíveis - Foto: bere_moonlight0 por Pixabay

Vários países anunciaram o fechamento temporário de suas embaixadas em Porto Príncipe por razões de segurança, em meio a protestos em várias cidades haitianas pela decisão do governo de suspender os subsídios aos combustíveis.

A sede diplomática da República Dominicana, que compartilha com o Haiti a ilha Las Española, anunciou hoje que "fecha suas portas ao público até novo aviso devido à deterioração da situação da segurança" no país vizinho. "Nossas linhas telefônicas e redes sociais permanecerão abertas", acrescentou a delegação dominicana em Porto Príncipe.

A embaixada do Canadá também anunciou seu fechamento a partir de hoje. A do México informou anteontem que permanecerá fechada "até nova ordem", enquanto a da Espanha tomou uma medida semelhante ontem.

As principais cidades do Haiti estão paralisadas devido a protestos em massa em reação à suspensão dos subsídios aos combustíveis, em um país com altos índices de pobreza. As mobilizações se intensificaram ontem, com estradas bloqueadas, transporte público parado e o comércio fechado diante de possíveis ataques de manifestantes.

A embaixada dominicana recomendou a seus cidadãos no Haiti “ter cautela, limitar seus deslocamentos e ter consigo, na medida do possível, artigos de primeira necessidade", como alimentos e remédios.

A República Dominicana e o Haiti mantêm relações tensas, principalmente devido à passagem de haitianos pela fronteira comum em busca de melhores condições de vida.

Veja também

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)
SAÚDE

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)

Newsletter