Logo Folha de Pernambuco

Irã

Países ocidentais apresentam resolução contra o Irã na AIEA

Ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, havia alertado Alemanha, França e Reino Unido contra qualquer resolução crítica ao seu programa nuclear durante a reunião da AIEA

O presidente do Irã, Masoud PezeshkianO presidente do Irã, Masoud Pezeshkian - Foto: Karim Jaafar / AFP

Os países europeus e os Estados Unidos apresentaram uma resolução condenando a falta de cooperação do Irã em questões nucleares perante o conselho de governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informaram fontes diplomáticas nesta quarta-feira (20).

"O texto foi apresentado formalmente" pouco antes da meia-noite de terça-feira (20h00 no horário de Brasília), disse uma fonte à AFP, e outra confirmou a informação no início da reunião pela manhã em Viena, sede deste órgão da ONU.

Anteriormente, em Teerã, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, havia alertado Alemanha, França e Reino Unido contra qualquer resolução crítica ao seu programa nuclear durante a reunião da AIEA, que começa nesta quarta-feira.

Em uma conversa com o seu homólogo francês, Jean-Noel Barrot, Araghchi "condenou veementemente a decisão dos três países" de apresentar um projeto de resolução sobre o programa nuclear iraniano, e garantiu que "só complicará ainda mais as coisas", segundo uma declaração do Ministério das Relações Exteriores iraniano.

Segundo a AIEA, o Irã é o único Estado sem armas nucleares que enriquece urânio até 60%, ao mesmo tempo que continua acumulando grandes reservas.

No entanto, a agência "verificou" na semana passada "que o Irã iniciou os preparativos destinados a travar o aumento das suas reservas de urânio enriquecido a 60%", afirma o relatório.

As reservas iranianas estão próximas dos 90% necessários para fabricar uma bomba atômica. Teerã nega querer este tipo de armamento e garante que o seu desenvolvimento nuclear é para fins civis, como a energia.

O Irã já avisou que, caso seja aprovada uma condenação do seu programa nuclear, tomará "contramedidas imediatas" que "certamente não agradarão" os países ocidentais.

Veja também

Quem são as 10 vítimas do "maior serial killer de Alagoas"
BRASIL

Quem são as 10 vítimas do "maior serial killer de Alagoas"

Homem recebe transplante de rosto inovador: "Segunda chance"
SAÚDE

Homem recebe transplante de rosto inovador: "Segunda chance"

Newsletter