Pandemia e a Rotina de Check-up: A Retomada dos Cuidados com a Saúde
A recente pandemia e o consequente medo do contágio pela covid-19 alterou drasticamente nossa rotina. Nunca se falou tanto sobre imunidade e cuidados com a saúde física e mental, mas na prática, tem sido difícil conseguir manter esses cuidados.
Sempre ouvimos sobre a importância de realizar periodicamente os exames de rotina, mas com a pandemia decorrente do novo coronavírus, vieram as recomendações para, se possível, ficar em casa, incluindo evitar clínicas, hospitais e laboratórios. O fato é que alguns cuidados com a saúde não devem ser postergados, uma vez que, a maioria das doenças quando detectadas em sua fase inicial tem maior probabilidade de cura.
Uma marca de benefícios de refeição e alimentação realizou um levantamento com mais de mil usuários sobre seus cuidados e preocupações com a saúde e verificou que três em cada dez pessoas não realizaram check-ups ou consultas de prevenção desde o início da pandemia no Bras il em março de 2020. Segundo a mesma pesquisa, a Covid-19 impactou a rotina de cuidados de 60% dos participantes. Além daqueles que não procuraram médicos ou fizeram exames, 31% alegam que a frequência de check-ups e consultas de prevenção diminuiu.
Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mostrou que houve um aumento de 31,8% de óbitos em domicílio por doenças cardiovasculares, incluindo morte súbita por infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC), no período de março a junho de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Esses números representam apenas uma parte do impacto da pandemia na saúde geral dos brasileiros. O medo da covid-19 acabou superando a preocupação com outros tipos de doenças e grande parte das pessoas optou por adiar ou cancelar consultas e exames de rotina, fato que pode ter consequências irreversíveis.
Doenças como câncer, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e outras, precisam de diagnóstico e tratamento constante, e não param de avançar em meio a pandemia. Devemos lembrar que é seguro realizar seus exames, seguindo as recomendações de segurança. Nossos centros diagnósticos mantém rígido protocol o de biossegurança desde a recepção onde é realizada uma pré-triagem dos pacientes, mantendo distanciamento adequado entre os que aguardam a realização de exames de rotina, procedimentos e consultas. Há álcool em gel a 70% e máscaras de proteção para os pacientes. Todos os funcionários, médicos e colaboradores utilizam os equipamentos de proteção em todo centro médico. Enquanto a pandemia durar, é conveniente utilizar máscara de proteção que cubra boca e nariz, ter cuidado com a higienização das mãos, evitar acompanhantes desnecessários e dar preferência para locais com menor potencial de contaminação, como clínicas e serviços de diagnóstico comprometidos com sua segurança e bem estar.
O arrefecimento da pandemia é mais um chamado ao autocuidado em todas as suas dimensões. Atuar na prevenção de doenças é tão importante quanto atuar na cura. A prevenção é fundamental para detectar pequenos problemas antes que se tornem grandes. Procure um médico para acompanhá-lo e faça seus exames. Você não está só, estamos à disposição para ajudá-lo.
Manter a rotina de cuidados com segurança traz alívio e bem estar. O medo pode ser um grande inimigo.
*Dra. Estelita Tinoco, CRM-PE 11264, é Médica Nuclear, médica do Hospital das Clínicas da UFPE e atende no Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.
e-mail: [email protected]