Logo Folha de Pernambuco

Roma

Papa celebra Missa do Galo e pede humildade

Missa foi celebrada nesta sexta

Missa do Galo foi celebrada nesta sextaMissa do Galo foi celebrada nesta sexta - Foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP

O papa Francisco convidou os fiéis a "amar a pequenez" em um novo apelo por humildade durante a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro em Roma. 

Cerca de 2.000 pessoas, segundo a assessoria de imprensa do Vaticano, compareceram à celebração, usando máscaras e sentadas distantes umas das outras. 

Entre os presentes na cerimônia, celebrada em vários idiomas, estavam embaixadores e representantes de outras denominações cristãs, além de mais de 200 padres, bispos e cardeais. 

Os fiéis que ficaram sem ingresso puderam acompanhar a missa do lado de fora, na Praça de São Pedro, por meio de telões. 

Em sua homilia, o pontífice argentino de 85 anos convidou os fiéis a "amar a pequenez" como um "caminho para a verdadeira grandeza" e a "redescobrir as pequenas coisas da vida".

Chamando a Igreja a ser "amável, pobre e fraterna", Jorge Mario Bergoglio, defensor incansável dos vulneráveis, alertou contra a "indiferença" diante da pobreza. 

"Jesus ao nascer estava rodeado justamente pelos pequenos, pelos pobres, (...) próximos dos esquecidos das periferias. Ele vem de onde a dignidade do homem é posta à prova", destacou. 

"Voltemos às origens: aos fundamentos da fé, ao primeiro amor, à adoração e à caridade", insistiu o Santo Padre. 

Esta é a segunda missa de Natal consecutiva em tempos de covid. 

Em 2020, apenas 200 pessoas, a maioria funcionários do pequeno Estado do Vaticano, puderam assistir à missa devido às restrições sanitários. 

Nesta quinta-feira, o papa já havia pedido à Cúria Romana que mostrasse "humildade" e "sobriedade" e fugisse do "mundanismo" e do "orgulho" durante suas tradicionais celebrações de Natal.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter