Papa deseja viajar para a ilha francesa de Córsega, talvez em dezembro
Se esta visita for confirmada, seria um marco histórico para a ilha, de maioria católica, já que um papa nunca visitou Córsega antes
O papa Francisco deseja viajar para Córsega, no sul da França, e há contatos diplomáticos entre a Santa Sé e o Eliseu relacionados a uma visita prevista para meados de dezembro, disseram à AFP fontes próximas do Vaticano.
O papa argentino, que em breve completará 88 anos, poderá visitar Ajaccio para participar de um colóquio sobre religiosidade popular no Mediterrâneo agendado para os dias 14 e 15 de dezembro, segundo estas fontes.
Leia também
• Zelensky alerta que fazer concessões à Rússia seria "inaceitável" para a Europa
• Nas eleições dos EUA, disputa pela Câmara segue acirrada, com protagonismo da Califórnia
• Cuba inicia balanço de danos após passagem de furacão Rafael, que deixou a ilha às escuras
Questionado pela AFP, o Vaticano afirmou que o projeto está "em estudo", sem especificar a data. Nem o Eliseu nem a nunciatura apostólica (embaixada do Vaticano) em Paris quiseram comentar.
Se esta visita for confirmada, seria um marco histórico para a ilha, de maioria católica, já que um papa nunca visitou Córsega antes.
O rumor desta viagem gerou grande entusiasmo na ilha e muitos hotéis em Ajaccio registraram um aumento nas reservas para o fim de semana de 15 de dezembro.
O projeto foi iniciado pelo monsenhor François Xavier Bustillo, bispo de Ajaccio desde 2021, muito popular e midiático, que foi nomeado cardeal em setembro de 2023 pelo sumo pontífice, que o recebeu na segunda-feira em audiência privada.