Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Papa emérito Bento XVI permanece "estável", segundo o Vaticano

Fotos de sua última visita, em 1º de dezembro, mostraram um papa frágil e visivelmente debilitado

Bento XVI está muito doenteBento XVI está muito doente - Foto: Vincenzo PINTO / AFP

O papa emérito Bento XVI, de 95 anos e cuja saúde se deteriorou nos últimos dias, está "estável", informou o Vaticano nesta sexta-feira (30).

"Seu estado de saúde permanece estável no momento", declarou o chefe do serviço de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, em um breve comunicado.

"Na noite passada, o papa emérito pôde descansar bem. E ontem (quinta-feira) à tarde participou da celebração da missa em seu quarto", acrescentou.

Francisco anunciou na quarta-feira, após visitar seu antecessor, que Bento estava "muito doente". Ele acrescentou que estava rezando pelo pontífice, que surpreendeu o mundo em 2013 com sua renúncia por motivos de saúde.

Fotos de sua última visita, em 1º de dezembro, mostraram um papa frágil e visivelmente debilitado.

"A saúde dele piorou há três dias. As funções vitais falham, inclusive o coração", disse uma fonte do Vaticano à AFP na quarta-feira, antes de explicar que não está prevista uma hospitalização, já que a residência de Bento XVI dispõe dos equipamentos médicos necessários.

Uma missa em sua homenagem está marcada para sexta-feira na Basílica Romana de São João de Latrão, que depende diretamente do Vaticano, às 17h30 (13h30, no horário de Brasília).

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e as Conferências Episcopais Latino-Americanas anunciaram em um comunicado publicado no site do Vaticano na sexta-feira que rezarão, junto a "todo o povo latino-americano" pela saúde do papa emérito, "pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim".

O pontificado de oito anos de Bento XVI, de 2005 a 2013, foi marcado por múltiplas crises, incluindo revelações de abusos sexuais contra crianças na Igreja Católica.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter