Logo Folha de Pernambuco

CLERO

Papa envia mensagem à cidade argentina de Rosário abalada por ameaças do tráfico de drogas

Bairro é onde residem familiares do jogador argentino Ángel Di María, do Benfica

Papa Francisco, na abertura do Sínodo dos BisposPapa Francisco, na abertura do Sínodo dos Bispos - Foto: Andreas Solaro/AFP

O papa Francisco manifestou solidariedade com a cidade argentina de Rosário diante de uma nova onda de ameaças criminosas e alertou para a "cumplicidade" em diferentes níveis, segundo uma mensagem gravada divulgada pelo Vaticano nesta terça-feira (26).

"Sem a cumplicidade de um setor do poder político, policial, judicial, econômico e financeiro não seria possível chegar à situação", disse o prelado depois de novos atos de intimidação terem sido difundidos em locais públicos, como a nota com ameaças deixadas na segunda-feira no bairro fechado onde residem familiares do jogador argentino Ángel Di María, do Benfica.

O papa pediu para "trabalhar não só sobre a oferta, mas também sobre a procura de drogas por meio de políticas de prevenção e assistência".

"O silêncio do Estado nesta questão apenas naturaliza e facilita a promoção do seu consumo e comercialização", afirmou.

Nesta terça-feira, o ministro da Segurança da província de Santa Fé (centro-leste da Argentina), Pablo Cococcioni, revelou que após a ameaça à família Di María houve outros cinco eventos intimidadores em Rosário: quatro no sistema de transporte público e um em um supermercado.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter