Papa Francisco aprova milagre, e Mama Antula se tornará primeira santa argentina
Sumo Pontífice canonizará a Beata Maria Antonia de Paz y Figueroa; a congregação das Causas dos Santos divulgou hoje o comunicado
O Papa Francisco canonizará no início de 2024 a beata argentina María Antonia de Paz y Figueroa , conhecida como Mama Antula, que se tornará santa após uma cerimônia na Praça de São Pedro após a aprovação nesta terça-feira de um milagre atribuído à sua intercessão. A Congregação das Causas dos Santos publicou nesta terça-feira, após autorização do pontífice, a aprovação de um milagre atribuído à “intercessão” de Maria Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como a beata dos Exercícios Espirituais, informou o Vaticano em um comunicado.
Assim, Mama Antula se tornará a primeira santa argentina, com cerimônia que será realizada, anunciaram fontes do Vaticano, na Praça San Pedro, no início de 2024. Embora tudo indique que seria em Roma, agora os devotos de Mama Antula estão entusiasmados com o possibilidade de o Papa Francisco viajar à Argentina para realizar a cerimônia no país.
Leia também
• Governo da Venezuela denuncia violação de acordo com oposição e fraude nas primárias
• Argentina precisa deixar de ser "mendigo crônico da dívida" e voltar a crescer, diz Massa
• Libertário Milei busca votos na esquerda para segundo turno na Argentina
“Tal como quando viajou para Portugal trouxe-lhes de presente a canonização dos Pastorinhos, estamos entusiasmados por pensar que ela a vai canonizar aqui”, Luisa Sánchez Sorondo, que é uma das promotoras do processo e também é descendente indireta da nova santa, conta ao La Nación.
“Sabíamos que seria nesses dias, mas não sabíamos quando. Há muitos anos que abraçamos esta causa, a pedido expresso do então Cardeal Jorge Bergoglio. E esperamos tanto por esse momento que quando meu marido me ligou para dizer que María Antonia agora é santa, pensei que fosse uma piada. Eu não podia acreditar. Agora estamos todos muito felizes”, diz Luisa.
Assim que se tornou conhecida, a notícia explodiu nos grupos de WhatsApp da comunidade religiosa. “Esta é uma notícia há muito esperada que nos chega num momento de grande angústia devido à situação do país. Estamos convencidos de que esta é uma resposta de Deus às nossas orações. Que o caminho de luta pela pátria que Mama Antula empreendeu, ainda antes da revolução de Maio, é a mensagem que precisamos hoje como país para avançar. Esse compromisso e convicção de continuar caminhando no amor, contra tudo e apesar de tudo”, disse María Emilia Saldivio, da Sociedade Filhas do Divino Salvador, que administra a Casa de Exercícios Espirituais Mama Antula, fundada precisamente por o novo santo em 1795.
Quem foi Mama Antula?
Mama Antula foi beatificada em 2016 em Santiago del Estero depois que o Papa autorizou a publicação de um milagre para a cura de uma freira das Filhas do Divino Salvador, que teria recuperado a saúde no ano de 1900 por intercessão do fundador e mãe espiritual desta congregação. Em 2010, Bento XVI deu o primeiro passo para a beatificação de Mama Antula ao considerá-la “venerável” depois de reconhecer que “ela praticou as virtudes cristãs em grau heróico”.
Nascida em 1730 em Santiago del Estero e fundadora em Buenos Aires da Santa Casa de Exercícios Espirituais de Buenos Aires, Mama Antula faleceu em 7 de março de 1799, e seus restos mortais atualmente repousam na igreja de Nuestra Señora de la Piedad de la Buenos Aires.
“Tem uma história bonita e, apesar disso, não é tão conhecido no seu próprio país”, diz Sánchez Sorondo. Nos anos em que os jesuítas foram expulsos por Espanha e Portugal, María Antonia tinha 15 anos, tinha concluído os seus estudos nessa ordem e também falava quíchua. Por isso decidiu levar a prática dos exercícios espirituais para o interior de Santiago del Estero.
Ela convenceu o bispo da época a permitir-lhe fazê-lo, argumentando que os exercícios inacianos já pertenciam a toda a Igreja Católica, para além da ordem a que pertenciam. Assim, organizou exercícios tanto entre os crioulos quanto entre os povos originários. Ele tinha que se mudar, ele sabia disso, porque os jesuítas estavam banidos. Por isso começou a percorrer a pé muitas províncias do norte da Argentina, como Jujuy, Santa e Tucumán. Desceu para Córdoba, onde fundou diversas casas de exercícios.
“O que foi proposto não foi simples. Ela era mulher, viajava sozinha, não tinha apoio financeiro, mas vivia da providência. Foi assim que ela chegou a Buenos Aires e embora tenham doado o dinheiro para construir a casa de exercícios que hoje fica na Avenida Independência, a enganaram e esse dinheiro nunca chegou. Talvez ele tenha decidido seguir em frente e conseguido construir aquela casa, que hoje é o primeiro edifício que é monumento nacional e foi construído por uma mulher”, afirma Sánchez Sorondo.
Os exercícios que ele convocou foram massivos: reuniu mais de 500 pessoas, que passaram oito dias em silêncio, seguindo os exercícios de oração para entender qual era o propósito de Deus para suas vidas. “María Antonia estava convencida de que era assim que as pessoas alcançavam a felicidade”, diz ela.
Ele nunca se casou ou teve filhos. Ela poderia ter feito isso, porque apesar do hábito que usava, ela não era freira, mas sim uma leiga consagrada. De qualquer forma, ele gerou uma grande comunidade em torno de sua figura. Mesmo nos anos do Vice-Reino, sua figura foi relevante. E há quem diga que as autoridades religiosas da época usavam a sua opinião para saber se um homem realmente tinha vocação de sacerdote. Durante seus anos, foi ela quem fundou o santuário de San Cayetano e foi ela mesma quem trouxe ao país a devoção da padroeira do pão e do trabalho.
Por que ela é considerada a primeira santa argentina? Porque é o primeiro processo que se inicia no país para canonizar uma mulher e que prospera até aquele momento no Vaticano. O outro foi o Padre Brochero, de quem muitos dizem que, embora não se tenham conhecido pessoalmente, Brochero recebeu de Mama Antula o impulso dos exercícios espirituais inacianos.
O que é preciso para ser santo?
O processo de canonização é longo e requer uma série de instâncias para aprovação. Por exemplo, para ser beato, as pastas são apresentadas ao Vaticano, documentando que a pessoa em vida já tinha fama de santo e as informações sobre o milagre são submetidas à consideração. E uma vez bem-sucedida a beatificação, deve-se esperar que ocorra um novo milagre, que deve ocorrer após a classificação de beato.
A reação de Santiago del Estero
O governador da província, Gerardo Zamora, considerou hoje a proclamação de Mama Antula como santa após a aprovação do milagre atribuído à sua santa, Maria Antonia de Paz y Figueroa, de Santiago.
“O Papa Francisco, durante a audiência concedida hoje, terça-feira à tarde, ao Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o Decreto sobre o milagre atribuído à intercessão da Beata Maria Antônia de São José, nascida Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula ”, escreveu Zamora em suas redes sociais.