SEMANA SANTA

Papa Francisco cancela presença na Via Crucis de Roma

Pelo segundo ano consecutivo, o pontífice não estará na Via Sacra de Roma, que atrai fieis de todo o mundo

Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no VaticanoPapa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano - Foto: Filippo Monteforte /AFP

O Papa Francisco, de 87 anos, cancelou de última hora sua participação no Via Crucis desta sexta-feira (29) no Coliseu de Roma, em meio a preocupações com sua saúde debilitada.

“Para preservar sua saúde em preparação para a vigília de amanhã e a missa do Domingo de Páscoa, o Papa Francisco acompanhará o Via Crucis do Coliseu a partir da residência de Santa Marta”, anunciou o Vaticano em comunicado.

Em 2023, o pontífice também cancelou a presença na Via-Crucis noturna, por causa das baixas temperaturas registradas na capital italiana. De tarde, o Papa liderou a missa da Paixão do Senhor, na Basílica de São Pedro.

"Devido ao frio intenso dos últimos dias, o papa Francisco seguirá a Via-Crucis desta noite em sua residência de Santa Marta" (no Vaticano), informou o comunicado divulgado pelo Vaticano, na época.

A Via Sacra é um evento noturno e acontece ao ar livre, diante do famoso monumento de Roma, com a presença de fiéis e turistas de todo o mundo.

Desde 2013, o Papa Francisco participava da Via-Crucis de Roma, um grande momento da Semana Santa, que recorda a morte de Cristo, segundo os relatos dos Evangelhos. Organizada desde 1964 no anfiteatro romano, especialmente iluminado para a ocasião, a Via Sacra só não foi celebrada no local em 2020 e 2021, devido à pandemia.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter