Logo Folha de Pernambuco

INTERNACIONAL

Papa Francisco, de 87 anos, faz exames em hospital de Roma

Nessa semana, o pontífice cancelou compromissos em razão de uma gripe

Papa Francisco durante audiência no Vaticano Papa Francisco durante audiência no Vaticano  - Foto: Andreas Solaro/AFP

O papa Francisco foi encaminhado ao Hospital Universitário Gemelli, em Roma, na Itália, na manhã desta quarta-feira, 28, para exames de check up. O pontífice já retornou ao Vaticano, segundo informou o gabinete dele.

Ainda pela manhã, durante leitura em sua audiência semanal, ele delegou a tarefa a um assessor dizendo aos que estavam presentes que ele ainda não estava bem. "Queridos irmãos e irmãs, ainda estou um pouco resfriado", disse Francisco.

O pontífice, de 87 anos, cancelou compromissos no sábado, 24, e na segunda-feira, 26, em razão de uma gripe, segundo o Vaticano, considerada leve. Ainda no sábado, a Santa Sé informou, sem maiores detalhes, que graças a "uma leve gripe, em via precaucional, o papa Francisco anulou as audiências previstas para o dia.

No domingo, 25, o papa se dirigiu aos fiéis na Praça de São Pedro, como de costume, para entregar a sua mensagem do Angelus.

Na semana passada, todos os compromissos do pontífice foram suspensos, inclusive a Audiência Geral, devido ao período de recolhimento e oração em função da quaresma, período do ano litúrgico que antecede a Páscoa.

Ida cancelada para a COP-28 no ano passado
Em novembro de 2023, o papa cancelou a viagem que faria em dezembro a Dubai, onde participaria da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-28.

O pontífice estava com infecção pulmonar e gripe, por isso seus médicos pediram que cancelasse a viagem. Quando jovem, Francisco foi vítima de uma doença respiratória grave e teve de retirar parte de um dos pulmões.

Além disso, questões no joelho e no nervo ciático, por exemplo, fazem com que o pontífice se locomova de cadeira de rodas. (Com agências internacionais)


 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter