Logo Folha de Pernambuco

Fraternidade

Papa Francisco pede fraternidade: 'Ou somos irmãos, ou nos destruímos mutuamente'

A mensagem do pontífice argentino foi divulgada no Dia Internacional da Fraternidade Humana

Papa FranciscoPapa Francisco - Foto: Andrew Medichini/Pool/AFP

O papa Francisco lançou, nesta quinta-feira (4), uma mensagem ao mundo a favor da fraternidade, alertando que é a nova fronteira da humanidade: "Ou somos irmãos, ou nos destruímos mutuamente", disse.

A mensagem do pontífice argentino foi divulgada no Dia Internacional da Fraternidade Humana celebrado nesta quinta-feira, e que foi criado há dois anos após a assinatura com o líder muçulmano, o Grande Imã de al-Azhar Ahmed, do documento sobre a "Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum".

"Hoje a fraternidade é a nova fronteira da humanidade. Ou somos irmãos, ou nos destruímos mutuamente", alertou o pontífice argentino durante a reunião celebrada virtualmente e falando em espanhol.

"Hoje não há tempo para a indiferença. Não podemos lavar as mãos. Com a distância, com o desprezo. Ou somos irmãos — permita-me —, ou tudo desmorona", acrescentou.

"Essa é a fronteira sobre a qual temos que construir; é o desafio do nosso século, é o desafio de nossos tempos", reconheceu.

No encontro virtual, organizado pelo xeique Mohammed Bin Zayed em um elegante museu dos Emirados Árabes Unidos, participou o dignatário sunita, assim como o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e Latifah Ibn Ziaten, fundadora da Associação Imad para a juventude e paz, vencedores do prêmio Zayed 2021 para a Fraternidade Humana. 

Durante a celebração, destinada a promover o diálogo interreligioso e intercultural, o papa lembrou que "não é preciso uma guerra para fazer inimigos. Basta com o desprezo. Basta com essa técnica — porque se transformou em técnica —, essa atitude de olhar para o outro lado, ignorando o outro, como se não existisse", enfatizou.

"Porque o desprezo é uma forma muito sutil de inimizade", resumiu.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter