CLERO

Papa visitará Indonésia, Timor Leste, Singapura e Papua Nova Guiné em setembro

Esta será a primeira viagem ao exterior em um ano, um grande desafio após os vários problemas de saúde

Papa FranciscoPapa Francisco - Foto: Tiziana Fabi/AFP

O papa Francisco visitará Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Singapura entre os dias 2 e 13 de setembro, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira, no que será a viagem mais longa desde sua eleição como pontífice em 2013.

Para o papa argentino, de 87 anos, esta será a primeira viagem ao exterior em um ano, um grande desafio após os vários problemas de saúde dos últimos meses, que o obrigaram a cancelar vários compromissos.

Francisco iniciará a viagem de 30.000 quilômetros em Jacarta, de 3 a 6 de setembro. Em seguida, o papa visitará Papua e depois Dili, capital do Timor Leste, e Singapura, informa um comunicado divulgado pelo diretor de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

O anúncio acontece alguns dias depois de a saúde do papa voltar a ser motivo de preocupação. Na Sexta-Feira Santa, em 29 de março, o pontífice teve que cancelar na última hora sua participação na Via Crúcis. No Domingo de Ramos, no dia 24, ele também não teve condições de pronunciar a homilia prevista.

Nos últimos anos, Jorge Mario Bergoglio, que utiliza uma cadeira de rodas há dois anos, enfrentou vários problemas de saúde, em particular nos joelhos, quadril e cólon, além de dificuldades respiratórias.

Viagem ambiciosa
A viagem é ambiciosa para o líder da Igreja Católica, pois envolve mais de 30 horas de voo, uma diferença de fuso de oito horas e uma série de encontros e missas.

A Indonésia, país com a maior população muçulmana do mundo, afirmou nesta sexta-feira em um comunicado que a visita tem uma "importância significativa (...) não apenas para os católicos, mas também para todas as comunidades religiosas".

Timor Leste, ex-colônia portuguesa e depois ocupada pela Indonésia (1975-1999), tem população majoritariamente católica.

Francisco também expressou o desejo de viajar à Argentina, país que não visita desde sua eleição como papa há 11 anos, mas o Vaticano não confirmou nem definiu uma data.

O papa também planeja três viagens dentro da Itália em breve, a primeira delas a Veneza no dia 28 de abril.

Desde sua eleição em 2013, o pontífice fez 44 viagens ao exterior, a mais recente delas a Marselha, no sul da França, em setembro do ano passado.

Apesar de uma grande operação abdominal em 2023, o papa continua trabalhando em um ritmo muito exigente no Vaticano, onde às vezes recebe até 10 pessoas em uma única manhã.

Em dezembro, uma bronquite o obrigou a cancelar uma viagem a Dubai, onde participaria na COP28, a reunião anual do clima organizada pela ONU.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter