Logo Folha de Pernambuco

MPOX

Paquistão registra primeiro caso de mpox

OMS declarou na quarta-feira a mpox uma emergência de saúde pública de importância internacional, seu nível máximo de alerta

MpoxMpox - Foto:

O Paquistão registrou nesta sexta-feira (16) o primeiro caso de mpox, anunciaram as autoridades de saúde, dois dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar uma emergência de saúde pública de importância internacional.

"O primeiro caso de mpox foi confirmado no Paquistão", afirmou em um comunicado o porta-voz do Ministério da Saúde. A pessoa afetada entrou no país procedente de uma nação do Golfo e o tipo de cepa ainda precisa ser confirmado, segundo a mesma fonte.

A OMS declarou na quarta-feira a mpox uma emergência de saúde pública de importância internacional, seu nível máximo de alerta, devido ao aumento dos casos na República Democrática do Congo (RDC) e em outros países africanos.

Depois que a Suécia relatou na quinta-feira o primeiro caso em seu território de uma variante do vírus mais perigosa e contagiosa das identificadas até o momento e que havia sido diagnosticada apenas na África, a OMS alertou para a possibilidade iminente de detecção de mais surtos de mpox na Europa.

O governo da China anunciou nesta sexta-feira que aplicará durante seis meses uma série de controles sobre pessoas e produtos que entram no país devido à emergência de saúde pública.

As pessoas procedentes de países com surtos deste vírus que tiveram contato com casos de mpox ou que apresentem sintomas compatíveis "devem tomar a iniciativa de se apresentar aos serviços alfandegários ao entrar no país", informou a administração aduaneira chinesa em um comunicado.

Veja também

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil
ALIMENTAÇÃO

Consumo de produtos ultraprocessados causa seis mortes por hora no Brasil

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara
ILHA GEÓRGIA DO SUL

Pinguim de penas negras é encontrado em ilha no sul do Atlântico; entenda mutação genética rara

Newsletter