Logo Folha de Pernambuco

100 ANOS

Para celebrar centenário de Paulo Freire, movimentos sociais se reúnem no Recife

O movimento seguiu do Armazém do Campo ao Bairro do Recife

Comemoração do centenário de Paulo Freire no Armazém do CampoComemoração do centenário de Paulo Freire no Armazém do Campo - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Leia também

• Eduardo Bolsonaro critica Google por homenagem a Paulo Freire: 'Não estranhem se o próximo for Lula'

• Lançamentos literários dão continuidade ao legado de Paulo Freire

Paulo Freire faria 100 anos neste domingo (19). Para celebrar o centenário do educador e pensador brasileiro mais citado no mundo, movimentos sociais se mobilizaram no Armazém do Campo. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Internacional da Educação para a América Latina (leal) estão envolvidas na celebração.

Joana Santos, coordenadora da Escola de Formação Quilombo dos Palmares e uma das organizadoras do evento, explica que o dia é de comemorações a Paulo Freire. “Hoje é um dia que a gente se encontra pelo aniversário de Paulo Freire juntando vários movimentos populares, seja do movimento sindical e seja movimento de mulheres e da juventude”, afirma. 

O movimento seguiu do Armazém do Campo ao Bairro do Recife, em caminhada, pela manhã. Houve café da manhã no início do ato e um microfone aberto para que líderes, militantes e artistas homenageassem Paulo Freire.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter