Logo Folha de Pernambuco

Outubro Rosa

Para celebrar Outubro Rosa, Hospital do Câncer de Pernambuco incentiva a realização da mamografia

Intitulada "Já fez a sua mamografia este ano?", a campanha chama a atenção para a importância do exame

Hospital do Câncer de Pernambuco realiza campanha para incentivar realização da mamografia durante Outubro RosaHospital do Câncer de Pernambuco realiza campanha para incentivar realização da mamografia durante Outubro Rosa - Foto: Ed Machado/Arquivo Folha

Para reforçar a campanha do Outubro Rosa, que chama a atenção para o câncer de mama, o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), referência no tratamento da doença, lançou nesta quinta-feira (1º) a campanha “Já fez sua mamografia este ano?”, que incentiva a realização do exame. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente e o que mais provoca mortes entre as mulheres no mundo.


O objetivo da ação é lembrar às mulheres, sobretudo as que estão acima dos 40 anos, da importância de realizar um acompanhamento contínuo e anual. Coordenadora de Mastologia do HCP, Denise Sobral alerta que quanto mais cedo um câncer for detectado, maiores são as chances de cura, que chegam a 95%. "Realizar a mamografia periodicamente permite a detecção de nódulos pequenos, menores que 1cm, ou seja, antes de ser possível detectá-los pelo toque no autoexame", explicou Denise. 


Apesar de considerar o autoexame fundamental para que a mulher conheça seu corpo, Denise lembra que ele não substitui a mamografia. “Em caso de qualquer anormalidade percebida, como a coloração, textura, algum tipo de secreção, inchaço, além da presença de nódulos ou afundamento nos seios, a mulher deve buscar um especialista.


O Hospital de Câncer realiza a mamografia durante todo o ano mediante agendamento prévio, que deve ser feito através do telefone (81) 3217.8188, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas para manter o tratamento dos pacientes. A instituição aceita doações em dinheiro, de lençóis, produtos de higiene e limpeza, que podem ser feitas através do telefone (81) 3217.8290 ou através do e-mail [email protected]. No site do Hospital é possível saber todos os detalhes.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter