Para celebrar Outubro Rosa, Hospital do Câncer de Pernambuco incentiva a realização da mamografia
Intitulada "Já fez a sua mamografia este ano?", a campanha chama a atenção para a importância do exame
Para reforçar a campanha do Outubro Rosa, que chama a atenção para o câncer de mama, o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), referência no tratamento da doença, lançou nesta quinta-feira (1º) a campanha “Já fez sua mamografia este ano?”, que incentiva a realização do exame. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente e o que mais provoca mortes entre as mulheres no mundo.
O objetivo da ação é lembrar às mulheres, sobretudo as que estão acima dos 40 anos, da importância de realizar um acompanhamento contínuo e anual. Coordenadora de Mastologia do HCP, Denise Sobral alerta que quanto mais cedo um câncer for detectado, maiores são as chances de cura, que chegam a 95%. "Realizar a mamografia periodicamente permite a detecção de nódulos pequenos, menores que 1cm, ou seja, antes de ser possível detectá-los pelo toque no autoexame", explicou Denise.
Leia também
• Diagnóstico precoce é a palavra-chave do Outubro Rosa
• Pandemia reduz procura no atendimento por câncer de mama
• ONG ensina voluntários a cuidar de pacientes com câncer de mama
Apesar de considerar o autoexame fundamental para que a mulher conheça seu corpo, Denise lembra que ele não substitui a mamografia. “Em caso de qualquer anormalidade percebida, como a coloração, textura, algum tipo de secreção, inchaço, além da presença de nódulos ou afundamento nos seios, a mulher deve buscar um especialista.
O Hospital de Câncer realiza a mamografia durante todo o ano mediante agendamento prévio, que deve ser feito através do telefone (81) 3217.8188, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. Por ser uma instituição filantrópica, o HCP conta com doações contínuas para manter o tratamento dos pacientes. A instituição aceita doações em dinheiro, de lençóis, produtos de higiene e limpeza, que podem ser feitas através do telefone (81) 3217.8290 ou através do e-mail [email protected]. No site do Hospital é possível saber todos os detalhes.