Para coibir carros na faixa de ônibus, avenida Agamenon Magalhães ganha fiscalização eletrônica
De acordo com a CTTU, há 14 aparelhos eletrônicos espalhados pela via
Começou a funcionar, nessa segunda-feira (30), a fiscalização eletrônica da Faixa Azul na avenida Agamenon Magalhães, no Recife. A medida busca coibir o uso irregular de carros particulares na Faixa Azul, destinada ao trânsito exclusivo de ônibus.
De acordo com a Autarquia de Transporte Urbano do Recife (CTTU), são 14 equipamentos instalados nos dois sentidos da Agamenon, da altura do Real Hospital Português até as proximidades do viaduto da avenida João de Barros.
Leia também
• Recife ultrapassa marca de 150 mil casos notificados de Covid-19
• Primeiro dia de testagem em massa no Recife identifica quase 1% de infectados
• Motociclista morre após cair em buraco na rua de Apipucos, no Recife
Os dispositivos estão conectados e funcionam entre si. A CTTU alerta que apenas motoristas flagrados por duas ou mais câmeras serão notificados. Dessa forma, veículos que circulem na Faixa Azul apenas para acessar edifícios, casas ou lojas ou convergir à direita não serão autuados.
Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica a notificação a partir do flagrante em duas ou mais câmeras.
"Assim a gente comprova que o veículo circulou indevidamente na Faixa Azul. Essa nossa preocupação é em função dos usuários do transporte público que reclamam que ficam presos nos congestionamentos porque os ônibus não têm prioriade na circulação", disse.
Motoristas flagrados estão passíveis à multa gravíssima no valor de R$ 293,47 e a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Mais de 250 mil pessoas em 64 linhas de ônibus transitam diariamente na Faixa Azul da avenida Agamenon Magalhães. O total é superior ao de quem transita de carro, que são 150 mil.
O Recife conta hoje com 62 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus espalhadas pela cidade.