Vida Plena

Para fios saudáveis, cuidar do couro cabeludo é fundamental

A aplicação correta dos produtos ideais pode ajudar no trato de ocorrências comuns

Especialistas lembram que a saúde das madeixas começa no couro cabeludoEspecialistas lembram que a saúde das madeixas começa no couro cabeludo - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Longos ou curtos, lisos ou cacheados, pintados ou na cor natural. Independentemente do comprimento, formato ou coloração, os cabelos são a moldura do nosso rosto. Para mantê-los bonitos é preciso, além de cuidar de toda a extensão dos fios, lembrar que a saúde das madeixas começa no couro cabeludo e que a aplicação correta dos produtos ideais pode ajudar no trato de ocorrências comuns.

De acordo com o dermatologista Paulo Guedes, do Hospital Jayme da Fonte, existem problemas que são causados por determinações genéticas, como é o caso da calvície, por exemplo. Nesses casos, conforme explica o médico, não há muito o que fazer para impedir a perda permanente de cabelo, mas há como desacelerar o processo. 

"Quando há a ocorrência da calvície, o que pode ser feito é o uso de hormônios que vão ajudar na redução da queda, retardando esse processo", afirmou Paulo Guedes, que emendou: "A indicação desses hormônios deve ser feita por dermatologistas, que vão identificar as causas do problema e saberão o produto ideal a ser aplicado."

Guedes ainda ressalta que a maioria dos prejuízos no couro cabeludo são decorrentes do acúmulo de produtos, sobretudo os de baixa qualidade. "Normalmente, quando o produto é de boa qualidade, uma boa lavagem é suficiente para recuperar o couro cabeludo e dificilmente um bom produto vai causar prejuízos à extensão dos fios", destacou o profissional do Jayme da Fonte. 

(PODCAST) Canal Saúde - Dra. Márcia Horowitz, fala sobre doenças do couro cabeludo

Folha de Pernambuco · 17.05.21 - Canal Saúde - Dra. Márcia Horowitz, fala sobre doenças do couro cabeludo

Para cuidar dos seus cachos, Ketullyn Souza, 23, opta por lavar duas vezes na semana. Segundo ela, isso ajuda a reduzir o excesso de creme de pentear. "Eu usava uma quantidade muito grande de creme, mas só acumulava sujeira e causava caspa. Então, além de lavar com regularidade, também diminui a quantidade de produto", disse Ketullyn.

Há quase dois anos, a estudante de psicologia Mayara Reis, 23, investiu no uso de laces, que nada mais é do que uma peruca feita com uma tela que imita o couro cabeludo. Sua aplicação costuma ser feita com colagens e tem duração de até 15 dias, por isso se faz necessário adotar alguns cuidados extras, como a hidratação. "Como a lace fica colada, o cabelo fica abafado. Se não souber cuidar, a chance de aparecer caspa é enorme", alerta Mayara.

Atualmente, a estudante não usa lace colada. Por conta disso, a durabilidade é menor e a manutenção deve ser diária. "Normalmente eu uso uma lace para uma ocasião específica e logo em seguida eu retiro. Na manutenção, a lavagem é uma etapa importante, além da hidratação. Também é recomendado fazer o uso de toucas específicas, que vão proteger o cabelo", complementou Mayara Reis. 

Para a dermatologista Cláudia Magalhães, a caspa costuma ser provocada pelo acúmulo de resíduos no couro cabeludo. "Quando muito produto fica acumulado na raiz do cabelo, aquela área fica abafada e respira menos, e isso pode gerar a descamação", explicou Magalhães. 

A profissional indica o uso de produtos específicos para o tratamento da caspa, mas salienta que ele não deve substituir o produto usado no dia a dia. "O ideal é fazer a aplicação do shampoo anticaspa antes de usar o shampoo comum. É sempre um e depois o outro, e não um substituindo o outro", pontuou. Outra dica dada por Claudia é realizar massagens no couro cabeludo durante as aplicações, porque melhora a circulação. No entanto, a profissional não recomenda as descamações provocadas, também chamadas de esfoliações, porque podem irritar o couro.

Camy Moury, visagista especialista em cabelos naturais

Para a visagista Camy Moury, 31, pessoas que têm cabelos quimicamente tratados precisam redobrar os cuidados, pois estão mais propensas a apresentar problemas no couro cabeludo. “As químicas de tratamento são bem pesadas e mesmo com a indicação de realizar a aplicação a um centímetro de distância da raiz, dificilmente o produto não encosta no couro. Então, além da caspa, as pessoas precisam também cuidar do ressecamento causado pelos produtos”, esclarece. 

Ainda segundo Camy, a lavagem é primordial para a saúde dos fios, mas não há uma receita para todo mundo. Ela indica que cabelos oleosos devem ser lavados uma vez ao dia, mas não mais do que isso, e cabelos ressecados podem passar até dois ou três dias sem lavar. “E essa lavagem deve ser feita com água fria ou em temperatura ambiente. A água quente estimula a produção de sebo, que provoca a descamação do couro cabeludo”, finaliza Camy.

Saúde do couro cabeludo

#vidaplenajaymedafonte

Veja também

Microplásticos são encontrados no cérebro de pessoas que moraram em São Paulo, aponta estudo
SAÚDE

Microplásticos são encontrados no cérebro de pessoas que moraram em São Paulo, aponta estudo

Pareidolia: entenda a condição que faz com que pessoas vejam formas familiares em objetos inanimados
SAÚDE

Pareidolia: entenda a condição que faz com que pessoas vejam formas familiares em objetos inanimados

Newsletter