Logo Folha de Pernambuco

Vida Plena

Para fios saudáveis, cuidar do couro cabeludo é fundamental

A aplicação correta dos produtos ideais pode ajudar no trato de ocorrências comuns

Especialistas lembram que a saúde das madeixas começa no couro cabeludoEspecialistas lembram que a saúde das madeixas começa no couro cabeludo - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Longos ou curtos, lisos ou cacheados, pintados ou na cor natural. Independentemente do comprimento, formato ou coloração, os cabelos são a moldura do nosso rosto. Para mantê-los bonitos é preciso, além de cuidar de toda a extensão dos fios, lembrar que a saúde das madeixas começa no couro cabeludo e que a aplicação correta dos produtos ideais pode ajudar no trato de ocorrências comuns.

De acordo com o dermatologista Paulo Guedes, do Hospital Jayme da Fonte, existem problemas que são causados por determinações genéticas, como é o caso da calvície, por exemplo. Nesses casos, conforme explica o médico, não há muito o que fazer para impedir a perda permanente de cabelo, mas há como desacelerar o processo. 

"Quando há a ocorrência da calvície, o que pode ser feito é o uso de hormônios que vão ajudar na redução da queda, retardando esse processo", afirmou Paulo Guedes, que emendou: "A indicação desses hormônios deve ser feita por dermatologistas, que vão identificar as causas do problema e saberão o produto ideal a ser aplicado."

Guedes ainda ressalta que a maioria dos prejuízos no couro cabeludo são decorrentes do acúmulo de produtos, sobretudo os de baixa qualidade. "Normalmente, quando o produto é de boa qualidade, uma boa lavagem é suficiente para recuperar o couro cabeludo e dificilmente um bom produto vai causar prejuízos à extensão dos fios", destacou o profissional do Jayme da Fonte. 

(PODCAST) Canal Saúde - Dra. Márcia Horowitz, fala sobre doenças do couro cabeludo

Folha de Pernambuco · 17.05.21 - Canal Saúde - Dra. Márcia Horowitz, fala sobre doenças do couro cabeludo

Para cuidar dos seus cachos, Ketullyn Souza, 23, opta por lavar duas vezes na semana. Segundo ela, isso ajuda a reduzir o excesso de creme de pentear. "Eu usava uma quantidade muito grande de creme, mas só acumulava sujeira e causava caspa. Então, além de lavar com regularidade, também diminui a quantidade de produto", disse Ketullyn.

Há quase dois anos, a estudante de psicologia Mayara Reis, 23, investiu no uso de laces, que nada mais é do que uma peruca feita com uma tela que imita o couro cabeludo. Sua aplicação costuma ser feita com colagens e tem duração de até 15 dias, por isso se faz necessário adotar alguns cuidados extras, como a hidratação. "Como a lace fica colada, o cabelo fica abafado. Se não souber cuidar, a chance de aparecer caspa é enorme", alerta Mayara.

Atualmente, a estudante não usa lace colada. Por conta disso, a durabilidade é menor e a manutenção deve ser diária. "Normalmente eu uso uma lace para uma ocasião específica e logo em seguida eu retiro. Na manutenção, a lavagem é uma etapa importante, além da hidratação. Também é recomendado fazer o uso de toucas específicas, que vão proteger o cabelo", complementou Mayara Reis. 

Para a dermatologista Cláudia Magalhães, a caspa costuma ser provocada pelo acúmulo de resíduos no couro cabeludo. "Quando muito produto fica acumulado na raiz do cabelo, aquela área fica abafada e respira menos, e isso pode gerar a descamação", explicou Magalhães. 

A profissional indica o uso de produtos específicos para o tratamento da caspa, mas salienta que ele não deve substituir o produto usado no dia a dia. "O ideal é fazer a aplicação do shampoo anticaspa antes de usar o shampoo comum. É sempre um e depois o outro, e não um substituindo o outro", pontuou. Outra dica dada por Claudia é realizar massagens no couro cabeludo durante as aplicações, porque melhora a circulação. No entanto, a profissional não recomenda as descamações provocadas, também chamadas de esfoliações, porque podem irritar o couro.

Camy Moury, visagista especialista em cabelos naturais

Para a visagista Camy Moury, 31, pessoas que têm cabelos quimicamente tratados precisam redobrar os cuidados, pois estão mais propensas a apresentar problemas no couro cabeludo. “As químicas de tratamento são bem pesadas e mesmo com a indicação de realizar a aplicação a um centímetro de distância da raiz, dificilmente o produto não encosta no couro. Então, além da caspa, as pessoas precisam também cuidar do ressecamento causado pelos produtos”, esclarece. 

Ainda segundo Camy, a lavagem é primordial para a saúde dos fios, mas não há uma receita para todo mundo. Ela indica que cabelos oleosos devem ser lavados uma vez ao dia, mas não mais do que isso, e cabelos ressecados podem passar até dois ou três dias sem lavar. “E essa lavagem deve ser feita com água fria ou em temperatura ambiente. A água quente estimula a produção de sebo, que provoca a descamação do couro cabeludo”, finaliza Camy.

Saúde do couro cabeludo

#vidaplenajaymedafonte

Veja também

Copacabana: réveillon com Ivete, Anitta, Caetano e Bethânia terá também palco de música gospel
RIO DE JANEIRO

Copacabana: réveillon com Ivete, Anitta, Caetano e Bethânia terá também palco de música gospel

Quem é Pam Bondi, lobista indicada por Trump para chefiar Justiça após renúncia de Gaetz
EUA

Quem é Pam Bondi, lobista indicada por Trump para chefiar Justiça após renúncia de Gaetz

Newsletter