Logo Folha de Pernambuco

REINO UNIDO

Para presidente do BoE, investimento empresarial no Reino Unido está fraco pelos padrões do G7

Bailey afirmou que "saúda" os planos estabelecidos no orçamento britânico, mas disse que é "claro" que isso não aumentará a taxa de crescimento potencial do PIB

Banco da Inglaterra, em LondresBanco da Inglaterra, em Londres - Foto: Reprodução / Wikipedia

O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey disse que o investimento empresarial no Reino Unido está fraco para os padrões do G7, em discurso preparado para o Jantar Anual de Serviços Financeiros e Profissionais, na Mansion House. "Precisamos encorajar o investimento empresarial no Reino Unido", disse.

Ele afirmou que "saúda" os planos estabelecidos no orçamento britânico de outono para o investimento de capital público, mas disse que é "claro" que isso não aumentará a taxa de crescimento potencial do Produto Interno Bruto (PIB). "Temos que incentivas o investimento na economia real", explicou.

"O crescimento potencial da oferta caiu desde a crise e o principal contribuinte para essa queda é a fraca produtividade", disse. Segundo ele, a fragmentação global pode ter consequência negativas e, no contrário, estar aberto ao exterior é determinante para a produtividade.

Bailey disse ainda que a inteligência artificial pode trazer inovação generalizada para várias áreas da economia, mas que a mudança não deve acontecer rapidamente.
 

Veja também

Mortes por overdose de drogas ficam abaixo de 100 mil nos EUA
Overdose

Mortes por overdose de drogas ficam abaixo de 100 mil nos EUA

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024
LEVANTAMENTO

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024

Newsletter