Para presidente do BoE, investimento empresarial no Reino Unido está fraco pelos padrões do G7
Bailey afirmou que "saúda" os planos estabelecidos no orçamento britânico, mas disse que é "claro" que isso não aumentará a taxa de crescimento potencial do PIB
O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey disse que o investimento empresarial no Reino Unido está fraco para os padrões do G7, em discurso preparado para o Jantar Anual de Serviços Financeiros e Profissionais, na Mansion House. "Precisamos encorajar o investimento empresarial no Reino Unido", disse.
Ele afirmou que "saúda" os planos estabelecidos no orçamento britânico de outono para o investimento de capital público, mas disse que é "claro" que isso não aumentará a taxa de crescimento potencial do Produto Interno Bruto (PIB). "Temos que incentivas o investimento na economia real", explicou.
Leia também
• Governo do Reino Unido propõe reforma do sistema financeiro para alavancar crescimento
• Setor de criptomoedas dos EUA espera viver "era de ouro" com retorno de Trump ao poder
• Reino Unido proibirá exploração de novas minas de carvão
"O crescimento potencial da oferta caiu desde a crise e o principal contribuinte para essa queda é a fraca produtividade", disse. Segundo ele, a fragmentação global pode ter consequência negativas e, no contrário, estar aberto ao exterior é determinante para a produtividade.
Bailey disse ainda que a inteligência artificial pode trazer inovação generalizada para várias áreas da economia, mas que a mudança não deve acontecer rapidamente.