Para tentar conter avanço da Covid-19 no Agreste, Caruaru solicita envio de doses extras de vacina
Raquel Lyra defendeu que a vacina é o 'único caminho' para que a região saia desse momento crítico
Em coletiva de imprensa virtual, nesta quarta-feira (26), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, anunciou que irá enviar novos ofícios para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e para o Ministério da Saúde para solicitar doses extras de vacina contra a Covid-19 para o Agreste de Pernambuco, que vive um momento de aceleração exponencial da doença.
Raquel defendeu que a vacina é o "único caminho" para que a região saia desse momento crítico e citou exemplos já vistos no Brasil em situações semelhantes à qual passa o Agreste.
"Essa indicação de um território específico onde há um momento mais crítico para receber mais vacinas já foi feita no nosso País. Na região Norte, a cidade de Manaus recebeu mais vacinas quando teve o momento mais crítico e, recentemente, São Luís, no Maranhão, também recebeu doses extras para garantir a vacinação da população de maneira mais rápida", disse a prefeita, acrescentado que o Agreste deve ser visto como prioridade.
"Se somos a região mais crítica, que possamos ser atendidos com prioridade, com mais vacina", completou Raquel.
Leia também
• Aumento exponencial na busca por leitos faz Estado investigar se há nova variante no Agreste
• Novas restrições: veja o que pode e o que não pode funcionar
• Apenas serviços essenciais funcionarão nos finais de semana na RMR, e Agreste terá quarentena rígida
O Ministério da Saúde informou à reportagem que o Estado tem autonomia para decidir a estratégia local de vacinação a partir das doses recebidas - nesta quarta, por exemplo, Pernambuco recebeu um lote com 241 mil doses do imunizante da AstraZeneca.
A pasta federal disse ainda que reuniões da gestão tripartite (União, Estados e Municípios) podem receber pedidos de lotes extras, que serão analisados e deferidos ou não.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que a sugestão de Caruaru -de remanejar as doses- será colocada em pauta na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Ainda no comunicado oficial, a SES-PE salienta que a cidade do Agreste foi a que mais recebeu investimentos do Governo do Estado durante a pandemia.
Confira a nota da SES-PE na íntegra:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que tem realizado todos os esforços necessários para conter o avanço da Covid-19 no Estado, inclusive no Agreste, onde entraram em vigor, nesta quarta-feira (26/05), novas medidas restritivas, com quarentena rígida em 65 municípios da região.
Em relação à vacina, a proposta da Prefeitura de Caruaru, de remanejamento de doses para as cidades do Agreste, será colocada em pauta na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para análise dos demais gestores municipais do Estado, já que a proposta exige redução de doses para os municípios das demais regiões do Estado. A SES-PE lembra que a efetividade da imunização não é imediata, tendo em vista que a proteção completa se dá com duas doses e que a segunda leva um tempo para criar a resposta imunológica efetiva no organismo do indivíduo. Ou seja, para um impacto a curtíssimo prazo – o necessário para interromper a aceleração da doença no Agreste neste momento -, o isolamento social é a medida mais eficaz.
A SES-PE reforça que já entrou em contato direto com o ministro da Saúde e que o Governo de Pernambuco também encaminhou ofício solicitando ampliação da vigilância genômica, para identificar possíveis variantes em circulação no Agreste. Havendo identificação de variante de preocupação, o pedido do Governo do Estado é que haja o encaminhamento de mais doses da vacina contra o novo coronavírus para Pernambuco, seguindo o tratamento dado ao Maranhão pelo órgão federal.
Também foram solicitados ao Ministério da Saúde mais testes rápidos de antígeno, para agilizar a identificação de casos positivos da Covid-19 e, consequentemente, o isolamento dessas pessoas e seus contactantes; mais concentradores de oxigênio para apoiar a assistência municipal; e remessa extraordinária do kit de intubação.
É preciso lembrar, ainda, que Caruaru foi uma das cidades que mais recebeu investimentos do Governo do Estado durante a pandemia. Graças a isto, a cidade tem a maior unidade estadual para a assistência da Covid-19 do interior pernambucano - o Hospital Mestre Vitalino, que possui 104 leitos de UTI para dar assistência aos pacientes da região. Além disso, a IV Gerência Regional de Saúde (Geres) é a segunda maior do Estado no número de leitos de terapia intensiva.
Por fim, a SES-PE ratifica a importância dos gestores municipais do Agreste e da população aderirem e apoiarem as medidas restritivas iniciadas nesta quarta para que haja a diminuição da circulação do novos coronavírus na região e, consequentemente, que vidas possam ser salvas.
Outras estratégias
Caruaru também anunciou outras estratégias que serão adotadas para tentar frear o avanço da Covid-19 na cidade.
Entre as medidas anunciadas, estão a busca ativa para vacinação de integrantes dos grupos prioritários ainda não imunizados e o reforço na fiscalização da quarentena rígida, que teve início nesta quarta em Caruaru e outras 64 cidades do Agreste de Pernambuco.
Com o aumento exponencial de casos de coronavírus e solicitações por leitos, há suspeita da circulação de alguma variante na região, segundo o Governo do Estado.
"Nossa estratégia é apostar na vacinação. Por isso, estamos indo na busca ativa de quem está no grupo prioritário. A vacina é o caminho mais indicado para que a gente possa se prevenir do vírus. O público-alvo que já foi vacinado não é o que está ocupando os leitos, é uma população de idade mais baixa", disse Raquel Lyra.
Estão marcadas três ações descentralizadas para os próximos dias. A busca ativa irá trabalhar com idosos de 60 a 64 anos, comorbidades, deficientes físicos, gestantes e puérperas.
Os dados mais recentes divulgados pela Prefeitura de Caruaru, de segunda-feira (24), indicam taxas de ocupação de leitos de UTI acima dos 90%. Na rede pública, há 94% das vagas ocupadas; na privada, 98%.
Em dois hospitais, o Municipal Manoel Afonso e o Santa Efigênia, a ocupação de UTIs atingiu 100%.
"Não temos doses disponíveis para colocar da forma que a gente entende que deveria ser feito. Todos os levantamentos trazidos pelo Estado do ponto de visto epidemiológico sobre o risco no Agreste fundamentam toda a solicitação que podemos fazer mediante ofício. Estamos usando todos os meios necessários para garantir que a população do Agreste possa ser vacinada com prioridade", acrescentou a prefeita.
A fiscalização será ampliada e feita no Centro de Caruaru, na periferia e na Zona Rural e nos três turnos.
"A participação da população com denúncias será fundamental para a efetivação das operações. Evitem aglomerações, só saiam de casa para o que for necessário. Nossas equipes de fiscalização estão nas ruas. Vamos juntos vencer mais essa", frisou Raquel.
A Prefeitura de Caruaru disponibilizou os seguintes contatos para que a população informe situações de irregularidade, como estabelecimentos abertos fora do horário permitido, aglomerações e festas clandestinas:
(81) 3719-4545 - segunda a sábado, das 7h às 19h
(81) 9.8256-4545 - WhatsApp, plantão 24h
Ouvidoria: 156 para ligações de segunda a sábado, das 7h às 13h, e o WhatsApp (81) 9.9834-5936 em plantão 24h.
A população ainda pode ligar para o 190 e entrar em contato via redes sociais da prefeitura, no direct do Instagram @prefcaruaru ou na página do Facebook.
A prefeitura também irá reforçar a testagem de casos suspeitos no município. De forma descentralizada, os exames poderão ser realizados nas 76 Unidades Básicas de Saúde do município, além do Centro de Testagem de Covid-19 (Rua Padre José Augusto, nº 205, no Bairro São Francisco), UPA Respiratória, além da Unidade Móvel de Testagem.
Sulanca
As restrições econômicas durante a quarentena rígida atingem a Feira da Sulanca de Caruaru, que funcionará apenas no formato delivery na próxima segunda-feira (31), para a retirada de produtos no estacionamento do Polo Caruaru.
O cadastro dos fornecedores e clientes poderá ser feito pelo site deliverysulanca.caruaru.pe.gov.br ou pelo app Delivery Sulanca disponível para celulares Android.
"Os deliverys têm sido ferramentas importantes para movimentar a nossa economia. Só no Delivery Sulanca, tivemos cerca de R$ 262 milhões negociados, 933 lojistas cadastrados no site, bem como 258 excursionistas também cadastrados no site", afirmou a prefeita.