Logo Folha de Pernambuco

Estados Unidos

Para Trump, morte do líder do Hamas torna "mais fácil" alcançar a paz no Oriente Médio

Ex-presidente e candidato diz que Benjamin Netanyahu fez o que tinha que fazer

Ex-presidente e candidato Donald Trump diz acreditar que morte do líder do Hamas pode abrir caminho para a pazEx-presidente e candidato Donald Trump diz acreditar que morte do líder do Hamas pode abrir caminho para a paz - Foto: Yuki Iwamura/AFP

O ex-presidente americano e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, aplaudiu, nesta sexta-feira (18), o assassinato do líder do Hamas, Yahya Sinwar, afirmando que sua morte aumentou a probabilidade de uma solução pacífica para a guerra de Israel contra o movimento islamista em Gaza.

Perguntado se a morte de Sinwar tinha tornado a paz mais fácil ou mais difícil, Trump respondeu:

"Penso que a torna mais fácil. Estou contente de que Bibi [o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu] tenha decidido fazer o que tinha que fazer".

Trump acrescentou que o presidente americano, Joe Biden, tenta "segurá-lo", referindo-se a Netanyahu. "Ele provavelmente deveria estar fazendo o contrário."

Biden e a candidata democrata à Presidência, Kamala Harris, caminham na corda bamba entre manter o tradicional apoio dos Estados Unidos a Israel e pressionar aquele país a reduzir o banho de sangue civil no conflito com o Hamas.

O tema se mostrou custoso para Kamala entre a pequena, mas significativa, população de americanos de origem árabe no Michigan, um estado-pêndulo onde os dois candidatos participam de eventos nesta sexta-feira.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter