QUEIMADAS

Paraná suspende por 90 dias queima controlada em lavouras para conter incêndios florestais

A suspensão ocorre em um contexto de alta vulnerabilidade para queimadas no Estado

O Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná suspendeu por 90 dias a queima controlada em áreas rurais para conter o risco crescente de incêndios florestais.O Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná suspendeu por 90 dias a queima controlada em áreas rurais para conter o risco crescente de incêndios florestais. - Foto: IAT-PR

O Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná suspendeu por 90 dias a queima controlada em áreas rurais para conter o risco crescente de incêndios florestais.

A medida, formalizada pela portaria nº 338/2024, foi publicada na segunda-feira, 9, no Diário Oficial do Estado e determina que usinas de açúcar e álcool comuniquem a proibição aos fornecedores de matéria-prima.

A suspensão ocorre em um contexto de alta vulnerabilidade para queimadas no Paraná, onde a estiagem se prolonga, a umidade do ar está abaixo do recomendado e as temperaturas são incomuns para o inverno.

Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a umidade relativa do ar caiu para 18,1% em Londrina, 19% em Loanda e 20% em Altônia.

Em Curitiba o índice é de 27%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda níveis entre 50% e 60% para garantir condições ideais de saúde.

O Corpo de Bombeiros relatou mais de 10 mil focos de incêndio no Estado entre janeiro e agosto de 2024, levando o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) a decretar situação de emergência devido à seca.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) está preparando uma resolução técnica sobre os efeitos da estiagem, enquanto a Defesa Civil emite alertas às unidades de bombeiros a respeito do aumento dos riscos de incêndio.

A recomendação às populações rurais é evitar qualquer tipo de queima, como para a limpeza de terrenos, e reportar imediatamente qualquer foco de incêndio ao Corpo de Bombeiros.

Veja também

Menino de três anos morre após ser atropelado por ônibus dirigido pelo avô no Agreste
ANGELIM

Menino de três anos morre após ser atropelado por ônibus dirigido pelo avô no Agreste

Base para torre eólica cai de carreta na BR-101, em Igarassu, e complica trânsito
GRANDE RECIFE

Base para torre eólica cai de carreta na BR-101, em Igarassu, e complica trânsito

Newsletter