Parceria entre Apaf e Comdica vai beneficiar crianças e adolescentes com doenças do fígado no Recife
"A internação pode gerar ansiedade, angústia e tensões", afirmou o presidente da Apaf
A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes do Fígado (Apaf) aprovou um projeto no Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica), com o intuito de ajudar na rotina do tratamento de crianças e adolescentes acometidos por doenças do fígado. Trata-se da criação da instituição sem fins lucrativos "Renascendo com Direitos".
Leia também
• Dia Mundial da Meningite: vacinação para tipo B aumenta em 2023, mas cobertura ainda é baixa
• Chico Buarque recebe Prêmio Camões das mãos do presidente Lula em Portugal
• "Tudo é Amor - Almério canta Cazuza" ganha lançamento em disco físico no mesmo dia de show no Recife
Para oferecer um acolhimento mais humanizado aos pacientes, a Apaf propõe estruturar uma brinquedoteca para pacientes ambulatoriais da Unidade de Transplante de Fígado (UTF), instalada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, e também para os pacientes que estão hospedados na Casa de Acolhimento, no bairro de Santo Amaro, no Recife.
“A internação pode gerar ansiedade, angústia e tensões, dessa forma, o ato de brincar funciona como método terapêutico, que possibilita à criança e ao adolescente expressar seus sentimentos e emoções”, disse o presidente da Apaf, Cláudio Lacerda.
A iniciativa ainda contempla um atendimento psicossocial de orientação e apoio sociofamiliar, além de ações de divulgação aos direitos e promoção à saúde de crianças e adolescentes, de maneira clara e acessível para prevenir e tratar as doenças do fígado.
"A nossa perspectiva é que sejam atendidas cerca de 60 famílias por mês. Contaremos com uma equipe técnica especializada e capacitada para planejar e realizar as atividades propostas", finalizou Lacerda.