Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Parceria entre Apaf e Comdica vai beneficiar crianças e adolescentes com doenças do fígado no Recife

"A internação pode gerar ansiedade, angústia e tensões", afirmou o presidente da Apaf

A iniciativa ainda contempla um atendimento psicossocial de orientação e apoio sociofamiliarA iniciativa ainda contempla um atendimento psicossocial de orientação e apoio sociofamiliar - Foto: Divulgação

A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes do Fígado (Apaf) aprovou um projeto no Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica), com o intuito de ajudar na rotina do tratamento de crianças e adolescentes acometidos por doenças do fígado. Trata-se da criação da instituição sem fins lucrativos "Renascendo com Direitos"



 
Para oferecer um acolhimento mais humanizado aos pacientes, a Apaf propõe estruturar uma brinquedoteca para pacientes ambulatoriais da Unidade de Transplante de Fígado (UTF), instalada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, e também para os pacientes que estão hospedados na Casa de Acolhimento, no bairro de Santo Amaro, no Recife. 
 
“A internação pode gerar ansiedade, angústia e tensões, dessa forma, o ato de brincar funciona como método terapêutico, que possibilita à criança e ao adolescente expressar seus sentimentos e emoções”, disse o presidente da Apaf, Cláudio Lacerda. 
 
A iniciativa ainda contempla um atendimento psicossocial de orientação e apoio sociofamiliar, além de ações de divulgação aos direitos e promoção à saúde de crianças e adolescentes, de maneira clara e acessível para prevenir e tratar as doenças do fígado.

"A nossa perspectiva é que sejam atendidas cerca de 60 famílias por mês. Contaremos com uma equipe técnica especializada e capacitada para planejar e realizar as atividades propostas", finalizou Lacerda.

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter