Canadá

Parlamento do Canadá elege seu primeiro presidente negro

Como presidente da Câmara, sua função é presidir os debates legislativos

CanadáCanadá - Foto: Divulgação

O Parlamento do Canadá escolheu, nesta terça-feira (3), Greg Fergus como seu primeiro presidente negro após a renúncia de seu antecessor para homenagear um ucraniano que mudou ao lado dos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Fergus, deputado liberal, disse que a Câmara dos Comuns será o espaço onde "vão acontecer os debates difíceis" e instou os legisladores a se tratarem "com respeito".

“Não pode haver diálogo a menos que haja um entendimento mútuo de respeito”, acrescentou.

Como presidente da Câmara, sua função é presidir os debates legislativos e fazer cumprir o regimento parlamentar, ao mesmo tempo em que se mantém imparcial, votando apenas para desfazer os empates.

Seguindo uma tradição, o primeiro-ministro Justin Trudeau e o líder da oposição, Pierre Poilievre, “arrastaram” Fergus pelos braços até a Câmara dos Comuns.

Trudeau o parabenizou por ser a primeira pessoa negra a ocupar a presidência da Câmara: "Isto deveria ser inspirador para todos os canadenses, especialmente para as gerações mais jovens que querem se dedicar à política."

Eleito deputado pela primeira vez em 2015, Fergus fundou a bancada parlamentar negra. Também foi secretário parlamentar de Trudeau.

Seu novo papel como presidente deve começar por "restabelecer a honra desta Câmara", disse Jagmeet Singh, líder dos Novos Democratas.

Durante uma recente visita do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, ao Parlamento, o ex-presidente da Câmara, Anthony Rota, saudou-se como um herói um imigrante ucraniano do seu distrito eleitoral, o que provocou uma grande ovação.

No entanto, a Rota acabou renunciando após a revelação de que o veterano ucraniano tinha servido em uma unidade militar vinculada ao nazismo.

Veja também

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido
Venezuela

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel
CONFLITO

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel

Newsletter