Parlamento japonês expulsa legislador YouTuber que nunca apareceu nas sessões
Yoshikazu Higashitani permaneceu em sua casa em Dubai mesmo depois de eleito em julho de 2022
Um YouTuber que se dedica a divulgar fofocas virou o primeiro legislador expulso pelo Parlamento do Japão em mais de 70 anos, por nunca ter comparecido ao trabalho.
Yoshikazu Higashitani, conhecido na internet como GaaSyy, recebeu há algumas semanas uma ordem para pedir desculpas por seus meses de ausência.
Mas o legislador, um dos eleitos pelo pequeno partido Seijika Joshi 48 (Garotas Políticas 48), também não compareceu à sessão parlamentar para pedir desculpas.
Leia também
• Reino Unido tem dia de greve para exigir aumento de salários
• Explosão de mina de carvão na Colômbia deixa ao menos 11 mortos. Dez estão desaparecidos
• Forte seca causa preocupação no Uruguai
Higashitani, de 51 anos, não aparecia na sede do Legislativo desde sua eleição em julho de 2022, apesar da exigência de presença dos parlamentares.
O ex-empresário e YouTuber permaneceu em sua casa em Dubai e afirmou que poderia ser detido se retornasse ao Japão, onde supostamente enfrenta um processo por difamação.
A Câmara Alta japonesa decidiu na terça-feira expulsá-lo do Parlamento.
A medida foi oficializada nesta quarta-feira, o que faz de Higashitani o primeiro legislador japonês expulso desde 1951, segundo a imprensa nipônica.
Higashitani será substituído por outro integrante de seu partido.
O Seijika Joshi 48 tem como única plataforma promover mudanças na televisão pública japonesa e antes era conhecido como partido NHK.