Logo Folha de Pernambuco

Recife

Parque Treze de Maio recebe ação com atividades gratuitas de cuidado com a saúde mental

A programação inclui rodas de conversa sobre autocuidado

A iniciativa, aberta ao público, faz alusão à campanha do Janeiro BrancoA iniciativa, aberta ao público, faz alusão à campanha do Janeiro Branco - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

Fim de semana é tempo não só de relaxar, mas também de movimentar o corpo e recarregar as energias. Com este propósito, a Prefeitura do Recife realiza na manhã deste domingo (29), no Parque Treze de Maio, em Santo Amaro, o evento "A vida pede equilíbrio". A programação inclui práticas integrativas, além de rodas de conversa sobre autocuidado e o uso de espaços públicos.

A iniciativa, aberta ao público, faz alusão à campanha do Janeiro Branco, que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância do cuidado com a saúde mental. A ação começou por volta das 9h, na Academia da Cidade.

Entre as atividades realizadas, teve sessão de tai chi chuan, dança circular e roda de conversa sobre a relação entre a saúde mental e o uso dos espaços públicos disponíveis na cidade. Além disso, houve um ensaio do grupo de percussão da Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath, localizado no bairro do Hipódromo.

Segundo explica Yury Ferreira, técnico da Política de Saúde Mental do município, a ideia é promover a saúde de forma integral, divulgando os serviços acessíveis para a população. "O objetivo é usar o espaço da praça como potencializador de saúde a partir dos dispositivos que existem. A gente compreende que a saúde vai além dos aspectos físicos, e usar a cidade é uma forma de promover a inserção na cultura, na cidadania, no lazer e nos esportes", afirma.

Já o coordenador da Política Municipal de Práticas Integrativas, João Vitor Paiva, lembra que a Prefeitura tem duas unidades voltadas para esses serviços: a do Hipódromo e outra localizada no bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste. "A gente oferece tai chi chuan, ioga, grupo de percussão, acupuntura, homeopatia, florais. Essas ferramentas são muito importantes quando a gente pensa no cuidado integral", argumenta.

Integrante do grupo de percussão da Unidade Guilherme Abath, a aposentada Lídia Maria Correia, de 70 anos, sempre participa das atividades do coletivo. "Faz muito bem para mim. É ótimo. Porque eu não posso parar. Tenho que estar sempre me movimentando", comenta.

Confira os locais que oferecem práticas integrativas no Recife:

Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath - Rua Carlos Fernandes, 73, Hipódromo
Serviço Integrado de Saúde (SIS/UFPE) - R. Lindolfo Color, 6, Engenho do Meio

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter