Logo Folha de Pernambuco

COVID-19

Parquinho da Vacina é montado em dois endereços do Recife neste fim de semana

Iniciativa visa a estimular a vacinação pediátrica contra a Covid-19

Parquinho da VacinaParquinho da Vacina - Foto: Daniel Tavares/divulgação/PCR

O Parquinho da Vacina é mais uma vez montado no Recife. Neste fim de semana, a ação itinerante, realizada pela prefeitura da cidade para estimular a vacinação das crianças de 5a  11 anos contra a Covid-19, está em mais dois endereços.

Neste sábado (12), o parquinho está montado na Creche Municipal Esperança, nos Torrões, e, no domingo (13), na Escola de Referência em Ensino Fundamental Caic Creusa Barreto Dornelas Câmara, em Santa Luzia. A vacinação acontece das 8h às 16h.

No "Parquinho da Vacina", a expectativa da Secretaria de Saúde municipal é de vacinar pelo menos 500 crianças em cada dia. No primeiro dia, nessa sexta (11), na Escola Municipal Casarão do Barbalho, no bairro da Iputinga, 642 crianças foram imunizadas segundo a Sesau.

O mini parque conta coom brinquedo inflável, jogo de futebol, pipoca e outros atrativos infantis.

A imunização infantil no Recife começou em 15 de janeiro último e, até o momento, segundo a prefeitura, foram vacinadas contra a covid-19 um total de 37.274 crianças entre 5 e 11 anos - o que representa 23,36% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Caso não possua esse último ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

De acordo com a Sesau, a escolha das localidades acontece a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante as atividades, as equipes da Secretaria de Saúde do município realizam o cadastro das crianças no Conecta Recife e fazem a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.

 

 

 

 

 

Veja também

Newsletter