AMÉRICA LATINA

Partido de Bukele ganha 26 prefeituras em El Salvador

No domingo passado, à falta de informação do TSE, o mandatário informou que o Novas Ideias e os partidos aliados controlariam 43 das 44 prefeituras

Presidente de El Salvador, Nayib BukelePresidente de El Salvador, Nayib Bukele - Foto: Marvin Recinos/AFP

O partido governista Novas Ideias, do presidente Nayib Bukele, obteve 26 prefeituras de um total de 44 nas eleições de 3 de março, informou nesta sexta-feira (8) o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).

A presidente do TSE, Dora Esmeralda Martínez, declarou em coletiva de imprensa que, de forma direta, o Novas Ideias (NI) ganhou 26 prefeituras, e duas mais em aliança com o partido minoritário Mudança Democrática.

O partido Grande Aliança pela Unidade Nacional (Gana) obteve seis prefeituras; o Partido Democrata Cristão (PDC), quatro; o Partido de Concertação Nacional (PCN), três; Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita), uma, e o Força Solidária (FS, direita), uma. A coalizão PCN-PDC também obteve uma prefeitura.

No domingo passado, à falta de informação do TSE, o mandatário informou que o Novas Ideias e os partidos aliados controlariam 43 das 44 prefeituras.

Além disso, o Tribunal Supremo Eleitoral também oficializou os resultados das eleições ao Parlamento Centro-Americano (Parlacen), nas quais o Novas Ideias obteve 13 das 20 cadeiras em disputa.

O partido Arena obteve dois deputados, o esquerdista Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), dois, enquanto PDC, PCN e Gana obtiveram um deputado cada um.

Na terça-feira, uma missão eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) assegurou que, para El Salvador, ainda há muito o que percorrer para ter votações "eficientes" e "mais transparentes", ao mesmo tempo em que lamentou a baixa participação nas eleições municipais do domingo.

"Entre as eleições [gerais] realizadas em fevereiro, e as realizadas neste domingo, ainda há um longo caminho a percorrer para que El Salvador tenha processos eleitorais eficientes, mais bem organizados, mais transparentes e, sobretudo, mais equitativos", assegurou a chefe da missão, a ex-vice-presidente panamenha Isabel de Saint Malo, em um informe publicado na rede social X.

Os novos prefeitos e seus conselhos municipais tomarão posse de suas funções em 1º de maio próximo, a mesma data em que começará o novo Congresso salvadorenho que será dominado pelo partido governista que terá 54 das 60 cadeiras.

Veja também

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País
Saúde

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca
clima

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca

Newsletter