Logo Folha de Pernambuco

RÚSSIA

Partido de Vladimir Putin vence eleições locais nas regiões ucranianas ocupadas

O Rússia Unida venceu nas regiões ucranianas Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia e Kherson

Presidente Vladimir Putin participa de cúpula Rússia-África em São Petersburgo Presidente Vladimir Putin participa de cúpula Rússia-África em São Petersburgo  - Foto: Donat Sorokin / AFP

Leia também

• Rússia planeja reduzir em 1/4 exportações de diesel

• Ucrânia critica "eleições falsas" organizadas pela Rússia nos territórios ocupados

A Comissão Eleitoral russa anunciou, neste domingo (10), que o Rússia Unida, partido do presidente Vladimir Putin, venceu as eleições locais nas regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia e Kherson, que foram anexadas por Moscou há um ano.

A Rússia realiza eleições regionais e municipais neste fim de semana em várias partes do país, incluindo as quatro regiões parcialmente ocupadas da Ucrânia.

Com essas eleições, que ocorreram de sexta-feira a este domingo no leste e sul da Ucrânia, Moscou está tentando legitimar a anexação desses territórios, que foi rejeitada pela maioria da comunidade internacional.

A presidente da Comissão Eleitoral, Ella Pamfilova, destacou que as eleições ocorreram "de maneira dinâmica, com poucas violações".

Devido à prisão de parte dos líderes da oposição e à fragilidade dos partidos opositores, não são esperadas grandes surpresas nas eleições.

Em Moscou, o prefeito atual, Serguei Sobianin, do partido de Putin, foi reeleito.

As eleições deste fim de semana são as primeiras realizadas na Rússia desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter