El Salvador

Partidos de oposição pedem anulação de eleições legislativas em El Salvador

No entanto, o governismo se antecipou e disse ter conquistado 54 cadeiras, ampliando seu domínio

Três partidos de oposição de El Salvador pediram, nesta segunda-feira (19), a anulação por supostas "irregularidades" das eleiçõesTrês partidos de oposição de El Salvador pediram, nesta segunda-feira (19), a anulação por supostas "irregularidades" das eleições - Foto: Reprodução/internet

Três partidos de oposição de El Salvador pediram, nesta segunda-feira (19), a anulação por supostas "irregularidades" das eleições legislativas de 4 de fevereiro, que foram vencidas por ampla margem pelo partido do presidente Nayib Bukele, que foi reeleito.

O escrutínio final das eleições legislativas foi recém-concluído no domingo e espera-se que nesta segunda-feira o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) oficialize a formação da nova Assembleia Legislativa, de 60 assentos.

No entanto, o governismo se antecipou e disse ter conquistado 54 cadeiras, ampliando seu domínio.

"Viemos ao Tribunal Supremo Eleitoral para pedir a anulação da eleição legislativa e para pedir também que se repita tal eleição pelas graves violações aos direitos políticos da cidadania e de todos os candidatos", disse à imprensa a deputada Claudia Ortiz, do partido centrista Vamos.

Os partidos de direita Aliança Republicana Nacionalista (Arena) e Nosso Tempo também apoiaram o pedido para anular a votação.

"Todo o processo das eleições legislativas esteve repleto de irregularidades", por isso "é necessário repetir as eleições", afirmou o presidente do Arena, Carlos García Saade.

O TSE deverá decidir nos próximos dias se aceita ou não esse pedido.

"O princípio de não deturpar a vontade popular foi violentado gravemente", afirmou Ortiz.

A deputada alegou que "não houve segurança na cadeia de custódia" dos pacotes com as cédulas com os resultados da eleição.

"Alguns pacotes pareciam que haviam sido abertos e qualquer um pode ter colocado ou retirado cédulas de votação", insistiu a deputada.

O presidente do Arena também alegou que "o sistema para a contagem de votos da votação legislativa não funcionou" no dia das eleições.

Em um comunicado, no sábado, a missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) disse estar "preocupada" com "a demora e falta de uniformidade no escrutínio final".

Bukele foi reeleito com esmagadores 84,65% dos votos na disputa presidencial simultânea à legislativa, segundo a apuração oficial, favorecido por sua cruzada contra as gangues.

O partido Novas Ideias de Bukele controlava o Congresso salvadorenho desde 2021 e ampliará seu domínio se o TSE confirmar que a legenda terá 54 deputados.

Veja também

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País
Saúde

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca
clima

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca

Newsletter