Logo Folha de Pernambuco

Venezuela

'Partimos para sempre': Maduro afirma que Venezuela não voltará à OEA

A Venezuela deixou de pertencer à OEA em abril de 2019

Nicolás MaduroNicolás Maduro - Foto: JHONN ZERPA / AFP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou, nesta segunda-feira, que seu país não voltará a fazer parte da Organização dos Estados Americanos (OEA), da qual se retirou em 2019 devido a divergências.

“Partimos para sempre e não pensamos em voltar", afirmou Maduro em seu programa de TV, após endossar as palavras do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, sobre a organização.

“Recomendo que a OEA desapareça, não serve para nada", declarou López Obrador na semana passada, em sua conferência matinal. Maduro concordou: “Nosso caminho é a Unasul, a Celac, a Alba."

A Venezuela deixou de pertencer à OEA em abril de 2019, após tê-lo solicitado dois anos antes, devido a divergências. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu recentemente o retorno do país vizinho à organização.

Maduro e Petro haviam conversado em novembro passado sobre o reingresso da Venezuela no sistema interamericano, sem uma conclusão definitiva. Maduro mantém um discurso crítico em relação à OEA há anos, principalmente desde que a organização reconheceu como autoridade legítima da Venezuela a Assembleia Nacional "democraticamente eleita" em 2015, liderada pelo opositor Juan Guaidó.

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter