Notícias

Passou raspando: nave norte-americana e satélite russo não colidiram, diz EUA

Espaçonave Timed e o satélite russo Cosmos 2221 quase colidiram

Espaçonave Thermosphere Ionosphere Mesosphere Energetics and Dynamics Mission (Timed)Espaçonave Thermosphere Ionosphere Mesosphere Energetics and Dynamics Mission (Timed) - Foto: divulgação/Nasa

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou, nesta quarta-feira (28), que uma espaçonave norte-americana e um satélite russo passaram muito perto um do outro, mas não se chocaram. Nesta semana, o órgão emitiu um alerta sobre estar acompanhando uma possível colisão entre os objetos.

"O Departamento de Defesa confirmou que a espaçonave Thermosphere Ionosphere Mesosphere Energetics and Dynamics Mission (Timed) da Nasa e o satélite russo Cosmos 2221 passaram um pelo outro com segurança em órbita por volta de 1h34 EST na quarta-feira, 28 de fevereiro. A Nasa confirmou que Timed está funcionando”, diz o comunicado.

As duas naves não são manobráveis, ou seja, não é possível mudar a sua rota para evitar a passagem próxima ou uma possível colisão.

"Embora os dois satélites não manobráveis devam se aproximar novamente, esta foi a passagem mais próxima nas atuais determinações de órbita previstas, à medida que se afastam gradualmente em altitude", disse o governo norte-americano.

A missão científica Timed estuda a influência do Sol e da atividade humana na mesosfera e na baixa termosfera da Terra.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter