Patrão que abandonou trabalhador indiano ferido é preso na Itália sob acusação de homicídio
Em vez de levar a vítima ao hospital, Antonello o abandonou junto à sua esposa em uma estrada, com o membro decepado em uma caixa
A polícia italiana prendeu, nesta terça-feira (2), o patrão que abandonou em uma estrada um trabalhador indiano que sofreu um grave acidente de trabalho no qual perdeu o braço, teve as pernas esmagadas e acabou morrendo, anunciou o Ministério Público.
Antonello Lovato foi preso sob a acusação de assassinato em segundo grau após a morte de Satnam Singh, ferido em uma fazenda em Latina, uma zona rural ao sul de Roma onde trabalham dezenas de milhares de agricultores indianos.
A morte teve grande repercussão na imprensa e reavivou o debate sobre as condições de trabalho dos migrantes sem documentos na Itália.
Leia também
• Itália anuncia apreensão de mais de seis toneladas de drogas sintéticas procedentes da China
• Praia da Itália isolada há quase 2 mil anos por conta do Monte Vesúvio é reaberta ao público
• Milhares de indianos se manifestam na Itália após morte de trabalhador sem documentação
Se o homem que morreu "de uma hemorragia grave tivesse sido resgatado rapidamente, é mais provável que tivesse sido salvo", declarou a Promotoria de Latina, citando o relatório forense.
Em junho, uma máquina arrancou o braço e esmagou as pernas de Singh, que tinha 31 anos e não possuía documentos.
Em vez de levá-lo ao hospital, seu patrão abandonou-lhe junto à sua esposa em uma estrada, com o membro decepado em uma caixa, segundo os sindicatos, que apoiam a viúva da vítima.
Dois dias depois, ele não resistiu aos ferimentos.
"O estado do trabalhador após o acidente era tão grave que necessitou de atendimento rápido", enfatizou o Ministério Público, acrescentando que está sendo realizada uma investigação às suas condições de trabalho.
Os trabalhadores do setor agrícola ganham em média 20 euros por dia (21,50 dólares ou 120 reais) por 14 horas de trabalho, segundo a ONG Osservatorio Plácido Rizzotto.