RMR

Paulista inicia agendamento para emissão da carteira de identificação da pessoa com autismo

O documento busca facilitar o acesso dos autistas aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social

AutismoAutismo - Foto: Unicef/ONU

A partir desta quarta-feira (13), os pais ou responsáveis de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, moradoras do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, poderão realizar o agendamento para a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O documento, garantido por meio da Lei 4964/2021, sancionada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito da cidade, Yves Ribeiro, busca facilitar o acesso dos autistas aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social do município. 

O agendamento para a retirada da carteira deve ser feito por meio do telefone (81) 9 9930-0298 e o cadastramento, deverá ser realizado presencialmente no Departamento da Pessoa com Deficiência (DAD), da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista. 

O local funciona das 9h às 15h, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geraldo Pinho Alves, no bairro de Maranguape I.

No momento do cadastramento, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos do beneficiado: identidade, CPF, comprovante de residência e laudo de comprovação do autismo com o CID especificando o transtorno.

"A carteira vai garantir ao autista prioridade nos estabelecimentos e departamentos de saúde, políticas sociais, educação e locais na iniciativa privada", afirmou o diretor do DAD, Kleber Pyrrho.

A previsão da Prefeitura de Paulista é que as carteiras sejam entregues no dia 21 de agosto, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

Veja também

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal
Amazônia Legal

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas
Queimadas

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas

Newsletter