Pandemia

Paulista já vacina idosos a partir de 65 anos com a segunda dose de reforço contra covid-19

Vacina está sendo aplicada em três pontos da cidade

Moradoras de Paulista exibem o cartão de vacinação após receberem a segunda dose de reforço contra a covidMoradoras de Paulista exibem o cartão de vacinação após receberem a segunda dose de reforço contra a covid - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, deu início, nesta segunda-feira (28), à aplicação em idosos a partir dos 65 ano da segunda dose de reforço - também chamada de quarta dose - da vacina contra covid-19.

A imunização pode ser feita sem agendamento e após quatro meses de intervalo da aplicação da primeira dose de reforço, necessitando a apresentação do cartão de vacina, documento oficial com foto e comprovante de residência. 

Em um dos três pontos de vacinação designados pela Secretaria de Saúde de Paulista, a movimentação na manhã foi intensa no shopping Paulista North Way. De acordo com a enfermeira responsável, Ianara Daniel, antes do mall abrir, já havia pessoas esperando pelo funcionamento do ponto de imunização, que terá um horário estendido, das 9h às 21h, nas terças, quartas e quintas-feiras. Nos demais dias, a vacina é aplicada das 9h às 16h.

De acordo com Ianara, a expectativa é de que o número de pessoas em busca da quarta dose aumente nos próximos dias. “A gente está esperando um grande quantitativo de pessoas nessa faixa etária”, disse

Fila para a segunda dose de reforço contra a covid em PaulistaFila para a segunda dose de reforço em Paulista - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

No início da manhã, a doméstica Risomar da Silva levou a mãe, Antonieta da Silva, de 81 anos, para tomar a segunda dose de reforço no shopping apesar da distância de onde mora, no Janga. “Aonde tivesse eu ia, até se fosse no Recife; a gente não podia esperar. A saúde é a primeira coisa na vida e, principalmente, a minha mãe, que tem tantos problemas de saúde, agora está toda resolvida”, contou alegre. A mãe sofre com o mal de Alzheimer e também tem hipertensão, por isso a pressa da filha em imunizá-la. Depois da vacina, Dona Antonieta disse: “Estou boa, vou tomar quantas vezes for possível”.

O aposentado de 69 anos Ivo Isidorio da Silva também foi se vacinar no mesmo dia que a imunização com a quarta dose começou no município e, além de feliz, fez questão de mandar um recado. “É maravilhoso, muito importante. Eu quero dizer para todas as pessoas que não tomaram a vacina ainda que é muito importante vocês comparecerem e tomarem a primeira, segunda, terceira ou quarta dose. Através dessa vacina muitas mortes foram combatidas”, afirmou ele. 

Quem também estavam animadas com a vacinação eram as amigas Antonieta Leal e Vera Lúcia Bezerra, de 75 e 72, respectivamente. Elas costumam se exercitar juntas, e a saúde é sempre uma prioridade na vida de ambas. 

“Vim tomar a segunda dose de reforço, graças a Deus! Vacinar é preciso para a gente acabar com esse vírus porque a vacina nos protege. Estou me sentindo protegida desse vírus que já ceifou tantas vidas”, explicou Vera, que chegou a perder amigas pela doença e, por isso, busca se prevenir o máximo possível. 

“É muito importante para a saúde, principalmente dos idosos”, acrescentou Antonieta.
   
A segunda dose de reforço pode ser aplicada no piso L2 do shopping Paulista North Way, no Centro da cidade; na Sociedade União Recreativa (Surjap), rua 47, número 15, Jardim Paulista Baixo e no shopping Norte Janga. Nestes pontos, a segunda e terceira dose também estão disponíveis para a população que ainda não se vacinou. 

Outros municípios
A partir desta segunda-feira (28), a dose de reforço também está disponível nas cidades de Olinda, Camaragibe, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes, enquanto Cabo de Santo Agostinho e Recife darão início à imunização do grupo nesta terça-feira (29). 

.

Veja também

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil
Twitter

Quem são os advogados que o X (Twitter) contratou no Brasil

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal
Amazônia Legal

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal

Newsletter