Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Paulista registra 36,4% de redução nos homicídios durante atuação da Força Nacional

Dados do programa 'Em Frente, Brasil' foram divulgados nessa terça-feira (14) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Força Nacional em PaulistaForça Nacional em Paulista - Foto: Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco

O número de homicídios em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), caiu 36,4% durante o período de atuação da Força Nacional. A cidade foi a escolhida no Nordeste para ser uma das cinco do projeto-piloto do programa Em Frente, Brasil, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que divulgou o balanço nessa terça-feira (14). Os dados são do período de 30 de agosto de 2019, quando o projeto teve início, a 11 de janeiro deste ano.

Os demais municípios também registraram queda nos homicídios: Ananindeua/PA (-65,2%), Cariacica/ES (- 8,9%), Goiânia/GO (-47,9%) e São José dos Pinhais/PR (-20,7%). As ocorrências de roubo caíram em Paulista e nas demais cidades. Na cidade pernambucana, a retração nas ocorrências foi de 31,6%. Em Ananindeua, a queda foi de 17,3%; em Cariacica, -24,7%; em Goiânia, 40,8%; e em São José dos Pinhais, 28,2%.

Leia também:
Agentes da Força Nacional vão ficar mais seis meses em Paulista
Força Nacional policia ruas de Paulista em tempo integral

Em anúncio feito na segunda-feira (13), o Ministério informou que 80 agentes da Força Nacional continuarão em Paulista até o dia 24 de junho. O foco desta segunda fase serão políticas de assistência social e tratamento de dependentes químicos.

"A principal obra desse programa é esse segundo momento, que é tratar as pessoas. Pegar bolsões de pobreza, trabalhar a inserção social e fazer espaços de convivência, quadras poliesportivas. Por onde a Força Nacional está atuando, eles já convergem no diagnóstico do que se precisa para essas comunidades", afirmou à Folha de Pernambuco o prefeito de Paulista, Júnior Matuto, após a divulgação da nova fase.

Nas cinco cidades do piloto, as forças de segurança realizaram a abordagem de mais de 334 mil pessoas, que resultaram na prisão de 1.718 pessoas e apreensão de 370 adolescentes. Mais de 500 inquéritos foram instaurados e 449 mandados de prisão foram cumpridos. Houve ainda apreensão de mais de 220 armas, de mais de 18 toneladas de drogas e a recuperação de 453 veículos.

A atuação integrada em forças-tarefas do programa conta com a participação de policiais federais, rodoviários federais, militares, civis, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, agentes federais de execução penal, Força Nacional de Segurança Pública e demais agentes de segurança estaduais e municipais.

Em Frente, Brasil
O projeto propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de estado, direcionadas ao combate da criminalidade violenta com foco nos territórios, a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais. Além da fase de choque operacional, o projeto conta com uma fase de atuação integral.

Após a realização dos diagnósticos locais, estão sendo construídos os planos locais com ações socioeconômicas para os cinco municípios participantes. O objetivo é promover a transformação das realidades socioeconômicas das regiões, por meio da cooperação e da integração entre os entes da federação.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
Vaticano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Filipinas: vice-presidente ameaça publicamente mandar assassinar o presidente
ÁSIA

Filipinas: vice-presidente ameaça publicamente mandar assassinar o presidente

Newsletter