Paulista retomará vacinação de idosos a partir de 75 anos por meio de agendamento
Campanha de imunização está interrompida até a definição das novas datas
A Prefeitura do Paulista vai retomar a vacinação de idosos a partir de 75 anos por meio de agendamento. A previsão é de que o aplicativo para a marcação esteja disponível até a sexta-feira (12) e que as doses voltem a ser aplicadas no início da próxima semana. Enquanto isso, a campanha para esta faixa etária está interrompida no município.
A suspensão ocorreu nesta terça-feira (9), um dia após o início da nova fase. Com a alta procura nos dois dias, as doses disponíveis para o grupo prioritário esgotaram e a etapa precisou ser encerrada. Segundo a Prefeitura, nesta fase, a população recebeu o saldo remanescente da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
“Gostaríamos de frisar que o lote do saldo da CoronaVac que havia no município para a imunização dos idosos de idade a partir de 75 anos foi totalmente utilizado. Nesta terça-feira, Paulista administrou doses da vacina em cerca de 1400 idosos”, informou o município em nota.
Leia também
• Brasil bate novo recorde com 1.972 óbitos por Covid-19 em 24h, aponta Ministério da Saúde
• Com avanço da Covid, Saúde suspende vacinas extras para estados mais afetados
• Governo de Pernambuco distribui 50 mil máscaras para usuários de transporte público da RMR
Dona Josefa Maria da Silva, de 79 anos, está entre os idosos que foram imunizados ontem. Ela recebeu a vacina no Centro Administrativo, em Maranguape 1. “Estou me sentindo bem, porque estou me prevenindo dessa doença horrorosa", comemorou.
Tumulto
Na terça, quando a Prefeitura do Paulista ampliou de dois para quatro os pontos da vacinação na cidade, houve relatos de problemas e tumultos. Idosos reclamaram de longas filas e da falta de organização e distanciamento nos locais definidos para o atendimento.
Em resposta, o município afirmou que a grande concentração de pessoas no local teria se dado apenas nas primeiras horas de funcionamento dos pontos de vacinação. “Os idosos, com anseio de tomar a vacina, foram todos no mesmo horário, logo cedo, no horário que estava previsto para começar”, disse a Prefeitura. “A partir das 10h30 da manhã, os pontos de vacinação estavam com pouco movimento e os idosos que foram nesse horário puderam ser vacinados sem fila”, completou.
Até o reinício da campanha para idosos, prevista para a próxima semana, os pontos de vacinação estão com a aplicação de doses para este grupo prioritária interrompida.
Novas doses
Na noite desta terça, Pernambuco recebeu mais 110.800 doses da CoronaVac. A nova remessa saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em voo da companhia aérea Latam às 16h50 e desembarcou no Aeroporto Internacional de Recife por volta das 19h40.
Os imunizantes serão voltados para finalizar a vacinação dos idosos de 80 a 84 anos e iniciar, em todo o Estado, a vacinação para a população entre 75 e 79 anos. Além disso, também serão utilizados nas campanhas destinadas aos trabalhadores de saúde.
Segundo o Governo de Pernambuco, as novas doses serão enviadas já na manhã desta quarta (10) para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), que repassarão para seus respectivos municípios, incluindo o do Paulista. O novo lote será usado pela cidade já com o sistema de agendamento.