Logo Folha de Pernambuco

Estratégia Política

Paulo Moura lança livro sobre universo político; Eduardo Monteiro e autoridades prestigiam

"Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais" reúne bastidores, experiências e conhecimento acadêmico

Eduardo Monteiro prestigia lançamento do livro do estrategista político Paulo MouraEduardo Monteiro prestigia lançamento do livro do estrategista político Paulo Moura - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Políticos, autoridades e empresários participaram na noite desta segunda-feira (8) do lançamento do livro “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais” (Editora Vozes), escrito pelo estrategista político Paulo Moura.

Presidente do Grupo EQM (do qual faz parte a Folha de Pernambuco), Eduardo Monteiro prestigiou o evento, que ocorreu no foyer do Empresarial JCPM, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. 

Com mais de 20 anos de experiência na área política e reconhecido por desenvolver  campanhas eleitorais bem-sucedidas no Brasil e no mundo, Moura venceu quatro edições do Reed Awards, o maior prêmio do Marketing Político Internacional.

Também foi eleito um dos 100 estrategistas políticos mais influentes do mundo (COMPOL/USA 2017). As histórias que o levaram a toda essa expertise estão descritas nas páginas da obra, que terá toda a renda revertida para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC).

Durante o lançamento, o autor explicou o conceito norteador da publicação, escrita para todos aqueles que se interessam pelo universo político e por experiências de vida.

“Inteligência Política tem tudo a ver com a sensibilidade, com a velocidade de avaliar cenários e tomar as decisões mais apropriadas para alcançar o resultado. O livro é baseado em três pilares: o marketing, a estratégia e a comunicação. É um livro de leitura fácil, uma obra que tem um embasamento teórico, mas também uma vivência de quem já atua no mercado por 20 anos”, comentou.

A cientista política Priscila Lapa, que compartilha uma amizade de quase 15 anos com o estrategista, assina o prefácio da obra.

“O principal diferencial do livro é que ele junta conhecimento acadêmico, conhecimento estruturado, validado cientificamente, com muita prática de quem vive as campanhas verdadeiramente. Então, é um livro que junta conhecimento e prática, mas foge de ser um manual. Ele tem uma fórmula muito inovadora quando alia toda essa parte estruturada do livro, mas com muito caso, com muito bastidor. É uma leitura leve, cheia de referências e a pessoa aprende muito quando termina de ler a obra”, analisou.

Entre os políticos presentes no evento estavam os deputados estaduais João Paulo (PT) e Dani Portela (PSOL). “Pelo autor, nós entendemos que é uma obra muito boa, justamente num momento onde a gente precisa debater a inteligência na política. E hoje, nesse mundo novo, com a inteligência artificial, eu acredito que é muito importante se ler para se atualizar, para se implementar mais informações da nossa atividade política’, disse o parlamentar.

“A gente está fazendo a análise de um livro que vai tratar de campanhas. E eu acho que a gente vem inaugurando uma nova forma de fazer política. Pernambuco traz nomes expressivos dessa forma de fazer política. E como a gente pode usar os nossos saberes que são diversos para que a gente faça política que se aproxime mais das pessoas? Eu quero que as pessoas vejam a política não como uma coisa distante, uma coisa que você não gosta, mas que entendam que política é tudo, é o nosso cotidiano”, pontuou Dani.

O evento de lançamento contou, ainda, com uma roda de conversa entre o autor, a cientista política Priscila Lapa e o publicitário Edson Martins, que também contribuiu com a obra. Sob a mediação do jornalista Pedro Lins, os especialistas debateram sobre o processo de produção do livro e sobre os aspectos pessoais vivenciados na trajetória de Paulo Moura e que perpassam a obra. 

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter