Paulo Vaz, influencer e policial trans, morre aos 36 anos
Ele ficou conhecido por ser um dos poucos homens trans a seguir a carreira policial e defender a causa em suas redes sociais
O influenciador e policial trans Paulo Vaz, conhecido como Popó Vaz, morreu, na noite dessa segunda-feira (14), aos 36 anos. A morte foi confirmada pela Agência Mosaico, que era responsável pelo gerenciamento de sua carreira.
"A Mosaico está em luto pela partida do nosso herói. Um homem trans gay na Polícia Civil de São Paulo, um militante e herói LGBTQIA+ que compartilhou sua história, inspirou e encorajou tantas pessoas. Você será para sempre lembrado", publicou a empresa.
Ainda não há informações sobre a causa da morte.
Leia também
• Morre aos 71 anos o ator americano William Hurt
• Morre aos 72 anos em Brasília o fotógrafo Orlando Brito
• Fãs furiosos com censura de episódio LGBTQ+ de "Friends" na China
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) também confirmou e lamentou a morte de Paulo. "Rest in Power Paulo. Obrigada por tudo! Seguiremos em luto, na luta".
"A Antra se solidariza a família e amigos do Paulo, em especial ao querido Pedro HMC com o qual era casado. Recebam nosso mais sincero abraço e nossos sentimentos. Não é hora de especular sobre a morte do Paulo. Respeitem a dor de quem perdeu um amigo, marido, filho e irmão", continuou a associação.
Acabamos de saber que o @popo_vaz nos deixou. Infelizmente perdemos mais um de nós que não suportou continuar em uma sociedade tão violenta e desumana.
— ANTRA Brasil (@AntraBrasil) March 14, 2022
Rest in Power Paulo
Obrigada por tudo! Seguiremos em luto, na luta. pic.twitter.com/9cA8UL7MG1
Paulo Vaz era investigador da Polícia Civil de São Paulo desde 2018. Ele ficou conhecido por ser um dos poucos homens trans a seguir a carreira policial e defender a causa em suas redes sociais.
Popó era casado desde 2019 com o também influencer Pedro HMC, do canal do YouTube Põe na Roda.
A Polícia Civil de São Paulo não emitiu nenhum posicionamento sobre a morte de Paulo Vaz.
Repercussão
O senador pelo Espírito Santo Fabiano Contarato lamentou a morte de Popó em post no Twitter. "Com muita tristeza recebo a notícia da partida do querido Popó Vaz. Ativista e influenciador transexual, ele deu contribuição decisiva para a luta LGBT contra toda forma de preconceito. Meu abraço aos familiares e amigos. Que Deus nos conforte", disse.
Com muita tristeza recebo a notícia da partida do querido Popó Vaz. Ativista e influenciador transexual, ele deu contribuição decisiva para a luta LGBT contra toda forma de preconceito. Meu abraço aos familiares e amigos. Que Deus nos conforte. https://t.co/9R4WeJurWZ
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) March 14, 2022
A vereadora pela cidade de São Paulo Erika Hilton afirmou estar devastada com a morte de Paulo Vaz. "Ele era muito querido e é uma tristeza que tenha nos deixado. Desejo muita força e solidariedade pra toda a família e a todes nesse momento", publicou.
Acabo de receber a notícia do falecimento do Paulo Vaz e estou devastada. Ele era muito querido e é uma tristeza que tenha nos deixado.
— ERIKA HILTON ️ (@ErikakHilton) March 14, 2022
Desejo muita força e solidariedade pra toda a família e a todes nesse momento. pic.twitter.com/VjdEKDBDkR