PCR anuncia chegada de 30 novos respiradores pulmonares
Nos últimos 4 dias, o Recife recebeu 142 unidades desse tipo de aparelho
Prefeitura do Recife anunciou, na manhã desta terça-feira (09), a chegada de 30 novos respiradores pulmonares, que foram comprados na Alemanha. A informação foi dada durante a coletiva on line pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que vibrou pelo recebimento dos equipamentos. "O mundo vive uma guerra em busca por respiradores pulmonares e só nos últimos dias recebemos 142 unidades desse tipo de equipamento", destacou.
O gestor municipal aproveitou a ocasião para informar também que a PCR alcançou a marca de 4.172 profissionais de saúde contratados para enfrentamento da pandemia da Covid-19 na capital pernambucana. "A contratação de pessoal também tem sido um grande desafio, mas estamos cumprindo as nossas metas e conseguindo fornecer atendimento para o recifense que depende e precisa da rede pública", disse.
Leia também
• Prefeitura do Recife inaugura abrigo provisório para idosos no combate à Covid-19
• PF investiga irregularidades em licitações feitas pela Prefeitura do Recife na compra de respiradore
• Prefeitura do Recife seleciona 194 profissionais de saúde
Segundo o secretário de saúde da cidade, Jailson Correia, que também participou da coletiva, desde o dia 21 de maio, data em que foi realizado o último anúncio de contratação de profissionais, mais de 500 novos profissionais foram agregados aos esforços da prefeitura. "Dos 4.172 profissionais, 622 são médicos; 636, enfermeiros; e 1.393 são técnicos em enfermagem, além de demais profissionais", detalhou.
Ainda de acordo com o secretário, além dos profissionais, a chegada de equipamentos permite a expansão das unidades de tratamento. "O Recife dispõe de 880 leitos em atividade, sendo 288 de terapia intensiva. A chegada dos 30 novos respiradores permite a abertura de novos leitos já nos próximos dias", afirmou.
O secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira, também participou da coletiva virtual e informou o recebimento da primeira parcela - de um total de quatro - do socorro emergencial a estados e municípios, referente à Lei Complementar nº 173/2020 (PLP 39/2020). Segundo Jorge, o valor de 5,9 milhões estão vinculados a aplicações na área da Saúde. "Esse valor será aplicado em diversas ações do plano municipal de contigência à Covid-19", disse.
Também foi recebido pela prefeitura o valor de 31 milhões, não vinculados à Saúde, que serão utilizados para cobrir a perda de receitas da prefeitura. "A perda de receitas da prefeitura do Recife está estimada em 500 milhões. Ou seja, esse valor corresponde à seis porcento da perda de arrecadação estimada", complementou Vieira.