PCR inicia implantação de ciclofaixa na rua Amélia, no bairro das Graças
Com 2 km de extensão, mais de mil ciclistas serão contemplados com o novo equipamento
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciará, nesta quinta-feira (25), a implantação da Ciclofaixa Amélia, com 2 km de extensão. A previsão de funcionamento é para o mês de abril.
A Ciclofaixa Amélia terá o traçado pelas ruas da Hora, Esmeraldino Bandeira, Antônio Novais e Alberto Paiva, além da rua Amélia.
A Ciclofaixa Amélia vai beneficiar cerca de 1.100 ciclistas que passam diariamente na rua Amélia, nas proximidades da avenida Rui Barbosa, de acordo com dados da pesquisa de origem e destino.
A nova rota fará conexão com a segunda etapa da Rota Graça Araújo (que passa pelas ruas Buenos Aires, Leopoldo Lins, Alvares de Azevedo até a ciclovia Graça Araújo) e, com isso, o Recife terá 63 km interligados entre a Zona Norte e o Centro.
Leia também
• Jaboatão começa a vacinar idosos com 68 anos e abre cadastro para público de 65 a 67 anos
• Detran-PE leiloa 567 veículos nesta sexta (26); saiba como participar
• Olinda começa a vacinar contra Covid-19 idosos a partir de 68 anos
Com esse novo equipamento, o Recife alcançará 150 km de ciclofaixas. Ao todo, já são 6 km implantados nos primeiros meses de 2021 e a meta é implementar 100 km até 2024.
Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, esse estímulo à mobilidade ativa garante uma vivência maior com a cidade e assegura um meio de locomoção mais seguro e menos agressivo.
"A mobilidade sustentável é um dos pilares da nossa gestão, tanto para pensar a cidade que queremos deixar para as próximas gerações, como, também, para fomentar as mudanças de hábitos agora porque nós queremos olhar a cidade e estar mais perto das pessoas, isso é urgente e as nossas equipes têm trabalhado com afinco nesse sentido", explica Taciana.