Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

PE: Cerca de 300 mil deixaram isolamento rígido em agosto, diz IBGE

Segundo a pesquisa Pnad Covid, 174 mil não adotaram qualquer medida de restrição contra a Covid

Isolamento social ajuda a reduzir a propagação da Covid-19Isolamento social ajuda a reduzir a propagação da Covid-19 - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Dados da pesquisa Pnad Covid do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (23), mostram que, em agosto, 300 mil pernambucanos deixaram de fazer isolamento rígido como prevenção à Covid-19 em comparação com o mês de julho. Eram 2,4 milhões de pessoas (26%) em julho e, em agosto, o número diminuiu para 2,1 milhões (22,9%).

Outro recorde do levantamento mostra que 174 mil pernambucanos (1,8%) não adotaram qualquer medida de restrição contra a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) em agosto. O número apresenta estabilidade em relação a julho, quando 1,9% dos habitantes tomaram a mesma decisão. Os homens são maioria nessa recorte, mas o percentual caiu de 2,4% para 2,0%. Entre as mulheres, o índice subiu de 1,4% para 1,6%. 

Por outro lado, também caiu o número de pessoas que ficaram em casa e só saíram em caso de necessidades básicas, de 4,3 milhões (45,8% da população) para 3,9 milhões (41%). No recorte por gêneros, as mulheres passam mais tempo em casa: 47,7% das mulheres saíram apenas para necessidades básicas, contra 34,9% dos homens. O salto entre os que reduziram contato foi de 2,4 milhões de pessoas (25,5%) para 3,1 milhões - equivalente a 33,2% da população do Estado.

A faixa etária que, novamente, mais cumpriu as medidas de distanciamento social foi a de 0 a 13 anos, em que 57% das pessoas com esse intervalo de idade ficou rigorosamente isolado, seguido pelas pessoas de 60 anos ou mais, com 32%. Na faixa etária de 30 a 49 anos, somente 6% das pessoas adotou isolamento rigoroso. 

Os idosos também formaram maioria entre os que ficaram em casa e só saíram em caso de necessidade básica em Pernambuco, o que ocorreu com 50,6% deles. Em julho, esse lugar era ocupado pelas pessoas de 50 a 59 anos.

 

Veja também

Disparos de foguetes do Hezbollah atingem sinagoga de Haifa
Ataques

Disparos de foguetes do Hezbollah atingem sinagoga de Haifa

Milei se reunirá com Xi durante cúpula do G20
G20

Milei se reunirá com Xi durante cúpula do G20

Newsletter