PANDEMIA

Pernambuco: em eventos a partir de 300 pessoas, será exigido teste negativo para Covid-19

Coletiva do governo de Pernambuco falando das novas medidas para enfrentamento da Covid-19Coletiva do governo de Pernambuco falando das novas medidas para enfrentamento da Covid-19 - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Pernambuco terá medidas de restrição de algumas atividades a partir desta sexta-feira (14). Após reunião do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, o Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (11) mais especificidades de redução das atividades, que será válida até dia 31 de janeiro. Os eventos sociais, como formatura e casamento, e os jogos de futebol seguirão as mesmas medidas que os eventos culturais. O detalhamento foi feito em coletiva de imprensa, na sede do governo estadual.

Dessa forma, a capacidade máxima para os locais é de até 50% ou até 3 mil pessoas para lugares abertos e de até mil para lugares fechados, o que for menor. Além disso, será exigido passaporte vacinal, com duas doses ou dose única para pessoas de até 54 anos e de dose de reforço para pessoas acima de 55 anos que possam ter tomado o reforço. Haverá ainda a exigência da apresentação do teste negativo para Covid-19, sendo 24 horas de antecedência para exames de antígeno e 72 horas para exames de RT-PCR.

A exigência do teste negativo para a Covid-19, explicou o governo, será para qualquer evento, seja cultural ou social, que tenha a partir de 300 pessoas no ambiente. Ou seja, vale para cinema, teatro, museu, formatura, casamento, show.

Para cinemas, teatros e museus, além de também ser necessária a apresentação do passaporte vacinal e o teste negativo no detalhamento citado acima, o distanciamento entre as pessoas deve ser de 1 metro, para quem não é do mesmo núcleo familiar.

Para serviços de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes, e também alimentação dentro de shoppings e centros comerciais, a capacidade máxima será de 20 pessoas por mesa, além da apresentação do passaporte vacinal, que deve ser mostrado diretamente ao estabelecimento no ato da compra.

O passaporte pode ser emitido no Conecte SUS e, para quem tomou a vacina na capital pernambucana, no Conecta Recife.

“Para quem quiser acessar os serviços onde a retirada da máscara é recorrente, esse é o critério fundamental que nós estamos utilizando. A retirada da máscara é recorrente nos serviços de alimentação, em bares, restaurantes, em lanchonetes, em locais de eventos, por isso nós estaremos exigindo o comprovante de vacinação”, explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

O secretário ainda informou que vai haver reforço na fiscalização para que as medidas restritivas sejam cumpridas. “Para garantir que sejam cumpridas, nós vamos reforçar a nossa fiscalização nesses espaços, sejam de alimentação, sejam de eventos”, disse André Longo.

“O que vai dizer como iremos enfrentar essa nova cepa Ômicron deverá ser exatamente nossa vacinação. Se a população estiver vacinada, temos tudo para enfrentar de maneira mais simples, ainda que com todos os cuidados”, registrou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Veja também

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear
IRÃ

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo
investigação

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo

Newsletter