Pernambuco: Violência contra mulheres idosas cresce quase 115% em 2022; saiba como denunciar
Alerta do Ciappi sobre o tema vem no Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8)
Em janeiro e fevereiro deste ano, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi) registrou 223 denúncias de violência, sendo 159 contra mulheres idosas.
De acordo com o centro, ao comparar o recorte com o mesmo período de 2021, o aumento soma 114,86%. Em 2021, nos dois primeiros meses do ano, foram 97 queixas, com 74 de mulheres.
O alerta do Ciappi sobre o tema vem no Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8).
Leia também
• Mulheres são mais conectadas, mas acessam menos serviços na internet
• Relatório do Ecad sobre mulheres na música revela desigualdade de gênero
• Secretaria da Mulher de Pernambuco lança ações de enfrentamento à violência contra a mulher
As mulheres lideram a lista de negligência, violência financeira, verbal, psicológica e abandono. Essas violações, segundo o levantamento, ocorrem, em sua maioria, no ambiente familiar.
“É fundamental o registro das denúncias, seja por parte de um familiar, de um vizinho, de um amigo, pois esse é um tipo de violência silenciosa em que a vítima, muitas vezes, não tem a consciência do abuso. Por isso a importância em denunciar ”, alerta o secretário de Justiça e Direitos Humanos em exercício, Eduardo Figueiredo.
Como denunciar
Para realizar a denúncia de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato com o Ciappi pelo telefone (81) 3182-7649, das 9h às 16h ou pelo e-mail [email protected].